sábado, 10 de março de 2018

"A SOCIEDADE PROVOU E GOSTOU DA CORRUPÇÃO"



-A sociedade se corrompeu e parece que também gostou!A frase pronunciada por Yara Queiroz, dentro de um contexto mais amplo, ficou martelando em minha cabeça, como se fossem as batidas do martelo contra a bigorna para moldar um ferro bruto e quente!

Enquanto fazia uma hora de esteira na climatizada e bem equipada Academia Mundi Fitness, terceirizada para à FITNSS SERVIÇOS, olhando o relógio e só observando os professores trabalhando fardados, mas ajuda ou orientação de um "personal"., apesar de reconhecer a importância que tem a orientação de um deles. (Já sei o que devo fazer e a que velocidade é tenho que posso caminhar na esteira).  A empresa não presta serviços de graça! Depois de pensa-la mentalmente decidi escrevê-la no celular e revisá-la no notebook. As sessões de fisioterapia com a Dra. Ronaira Andrade, não foram suficientes para recuperar os movimentos dos dedos da mão esquerda. Melhorei, mas ainda continuo produzindo os escritos no celular LG K-10. 

É parece que que se tornou real a doença da corrupção, iniciada entre os Congressistas e, hoje, contaminando toda sociedade como uma se fosse uma gripe, atingindo também ao ex-multimniistro, e ex-deputado federal, o economista Delfin Neto. Em depoimento à PF, ele confirmou o recebimento de 15 milhões de reais, por serviços de “consultoria” na estruturação do Consorcio que constrói a Usina Belo Monte, hoje Ó, consultoria cara!. O ex-multiministro foi pego em uma das várias etapas da “Operação Lava Jato” iniciada em um posto de Gasolina, em Brasília. Delfin Neto, apoiava o Governo Militar de 64 se tornou ministro em várias pastas como integrante da extinta ALIANÇA RENOVADORA NACIONA. (ARENA), mas ganhou notoriedade mesmo ocupando o Ministério do Planejamento.  Com saudades do passado que se perdeu para o progresso, no horizonte de minhas lembranças, recordo da charge do Miranda (in meorian), em A Crítica, com o rosto do rechonchudo mostro descendo de um Boing na volta de uma de suas inúmeras viagens à New York, transportando uma pasta de dinheiro aberta, cheia de dólares. Nessa época, era um adolescente e vendia jornal nas ruas de Manaus. Antes, lia tudo o que escreviam jornalistas no Caderno Vida, principalmente as saborosas crônicas publicadas pelo hoje político Plínio Valério! Todos os congressistas juram inocência

Ah, que saudades sinto do extinto ICOTI/AM-  Instituto de Cooperação Técnica Intermunicipal, subordinado à Secretária do Planejamento Lídia Loureiro da Cruz (in menorian), que mandava fazer pesquisa de preços nos poucos Supermercados. O Instituto auxiliava às prefeituras do Amazonas na elaboração de seus planejamentos e auxiliava na elaboração de projetos e orientava de graça, aos prefeitos como obter os recursos. Enquanto a REDE GLOBO, está se tornado a grande vilã do Brasil, por mostrar a verdadeira face e as consequências corrupção dos congressistas, do país em 2018, na série o “Brasil que eu quero” para seus filhos e netos viverem. Quem sabe deixem de se propagar as notícias falsas contra a Globo dentro do quadro “Brasil que eu quero” assistir! Como a que circula em redes sociais contra a emissora garantindo que na próxima novela das 21 horas, o ator José de Abreu se casará com sua própria neta adolescente.




10 comentários:

  1. Você é uma lenda viva e um espelho para quem quer seguir carreira de jornalismo ou escritor. Acompanhar suas lindas crónicas faz bem à alma. Essas bactérias um dia irão desaparecer.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal. Compartilho no face e Google

    ResponderExcluir
  3. Obrigado seu Carlos pela citaçao o
    ao meu nome em sua cronica

    ResponderExcluir
  4. Muito boa analise! Vou compartilhar

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, amigo.
    Isso muito me honra

    ResponderExcluir
  6. Excelente análise. Um quadro bem real da sociedade brasileira que prega a honestidade mas pratica a corrupção diariamente.

    ResponderExcluir
  7. É verdade. O grande problema é que a corrupção e a desonestidade de um modo geral virou a regra e não a exceção. A sociedade brasileira endeusa o bandido e pune o herói.

    ResponderExcluir
  8. Que susto eu tomei em saber que esse cidadao ainda existe!Ha 39 anos sei que ele tinha uma conta em CH.Nossa democracia entao nao passa de uma magica.

    ResponderExcluir
  9. João Batista Filho/\MG20 de março de 2018 às 18:21

    A corrupção pode até ser sistêmica mas acho que só se sucumbe a ela quem quer ou que já era mesmo corrupto e só estava esperando uma oportunidade para exerce-la.
    Fui gerante de compras de uma grande companhia siderúrgica de meu estado e naquela época recebia muitas propostas para fechar negócios pouco éticos ou ilícitos e mesmo assim soube e me honro de manter minha integridade e dignidade profissional. Nunca aceitei fechar negócios com empresas que focavam suas propostas em atos ilícitos e até já coloquei para fora do escritório gerentes ou vendedores que não sabiam respeitar a integridade minha e de minha equipe de trabalho. Acho que a corrupção existe sim, mas só se entrega a ela quem já é corrupto de fato, de alma.
    Quem é honesto de verdade não aceita isto como um fato normal.; Corrupção para mim sempre foi e continua sendo CRIME mesmo...

    ResponderExcluir