sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

PARODIA A MUSICAL BEM HUMORADA! (“hoje é mais um ano...” )


-PADILLA MUSICAL BEM HUMORADA! (“hoje é mais um ano...” )



“Hoje é mais um dia perdendo tempo, constrangedor, falta anestesia, pra cirurgia e os pacientes estão largados numa maca no corredor.. ”. Um vídeo inteligentíssimo e bem-humorado de paródia da música de final de ano da Rede Globo, está sendo veiculado pelas redes sociais e chegou ao meu zap.  Como não sei de qual grupo o recebi porque exclui todos os que tinha, não declinarei nome de ninguém!

Ela mostra médicos perfilados e macas cheia de pacientes nos corredores do hospital e perfilados e de branco, os profissionais da saúde cantando a plenos pulmões, - “Hoje é mais um dia perdendo tempo, constrangedor, falta anestesia, pra cirurgia e os pacientes estão largados numa maca no corredor.. ” Os médicos repetem refrões de nomes de outros hospitais, UPA’s, São José e JF. Acho que o vídeo possa ter sido gravado por médicos de Alagoas. O vídeo encerra com a sugestiva frase “MAIS UM ANO SE ENCERRA, MAS O DESRESPEITO CONTINUA”. Acho que o vídeo possa ter sido gravado em Alagoas, porque também existe hospital da mulher em Manaus e nomes citados no discurso final de um médico e durante a inteligentíssima e inusitada paródia musical. Dos nomes citados, só não existe em Manaus o Hospital JF.

Ao final do vídeo, um médico faz um discurso dizendo que trabalhava em três hospitais não poderia aceitar o inaceitável: ver o paciente “morrer porque era pobre”. O médico diz, ainda, que via a realidade mostrada no vídeo nos três hospitais em que trabalhava todos os dias. Como o vídeo viralizou pelas redes sociais, muitos devem ter visto como o vi também. A crítica é mostrada em forma de crítica, satírica, mas bem-humorada. Mas essa é a realidade dos inúmeros hospitais construídos no Brasil.

Enquanto isso empresários enriquecem à custa de desvios na área da saúde – e outras também. Pessoas pobres morrem até nas filas dos hospitais. Eles são tratados com indiferença pelas autoridades brasileira, gananciosas e, pelos empresários que mercantilizaram o setor de saúde, como moeda de troca. Como disse o médico ao final do vídeo aos seus colegas, ocorreu a naturalização do que não era para ser natural. Também ocorre a mercantilização da saúde, em troca dos votos nas eleições. Talvez seja porque todos já aceitam como natural, o que deveria ser recebido com estranhamento.

Mas parece que os eleitores demoram muito a perceber que juntos somos mais fortes, mas brigando pelas redes sociais, não iremos muito longe, talvez caminhemos apenas até a próxima esquina ou até a próxima indignação pelas redes sociais, com o novo escândalo de 1,3 bilhão de reais, em 346 mil casos investigados do Bolsa Família, no Estado do Maranhão, o primeiro do ano descoberto pela Controladoria Geral da União – CGU, que está atenta a tudo, felizmente!


Um comentário: