quinta-feira, 7 de setembro de 2017

INDEPENDÊNCIA DE QUÊ...?


Quinta-feira, feriadão imprensado da semana do Amazonas, dia 5 e Pátria dia 7, tirei para descansar no sítio do dentista Ramiro Pereira, estrada BR-174 e pensar no tema da crônica que adscreveria hoje, dia 7 de setembro de 2017.  Encontrei inspiração!

Recebido pela música “Sonhos de Amor” composição de Michel Sulivan e Paulo Massadas, que compuseram a maioria das músicas de muitos intérpretes da MPB, inclusive da conhecida e aclamada Xuxa "rainha dos baixinhos" Xuxa mesmo já tendo mais de 50 anos,A musica "Sonhos de Amor", fora interpretada pela  dupla sertaneja Zezé de Camargo/Luciano. Deitado na rede, herança indígena que correu em meu sangue, observei três coisas inúteis: presa a um vermelho, uma Bandeira Brasil tremulava ao vento com suas cores verde, amarela, azul e branco, com a frase ao meio "Ordem e Progresso". Hoje, há no Brasil, muita da desordem e sem progresso no do Brasil e muita corrupção também.

Uma lâmpada sem ser de LED, um ventilador que soprava um vento quente no calor amazônico -  quente e húmido - e fiquei pensando se houve independência, de quem poderia ter sido?! Da corrupção sei que não foi! Mudou-se de PT para PMDB e parece que as coisas pioraram, com ex-minstro da Casa Civil do presidente Michel Temer (PMDB), Gedel Vieira Lima, tendo uma crise de amnésia não sabendo onde guardara 6 malas onde recheadas de dólares desviados de quando foi gerente de pessoa jurídica da CEF e liderou na Bahia, seu Estado natal, uma passeata contra “a corrupção” que também o alimentou e agradeceu à PF, por ter encontrado as malas com mais de 50 milhões de dólares, em uma demonstração de alívio e zombaria ao juiz federal Walisney Olivira, que expediu a busca e apreensão do dinheiro desviado da CEF, quando fora presidente de pessoa jurídica da Estatal.

Historicamente, tenho dúvidas se o grito "independência ou morte" foi mesmo pronunciada às margens do Rio Ipiranga, como registado no quadro de Pedro Américo, fora contra quem?! Se foi o que historicamente registrou a independência,  de as de quê ou quem? Talvez tenha sido de alguns políticos corruptos federais que contaminam a política do Brasil de hoje, também pode ser resultado da degradação histórica que ocorreu que ocorrera no passado ou, quem sabe talvez tenha sido em decorrência da miscigenação de raças que predomina no pais! Tenho raiz no Ceará Vá saber qual a razão de existirem tantos corruptos na política do Brasil, mas parece que da corrupção é que não foi!


A história não registra, mas dizem que até um degredado de Portugal depois ou durante cumprir sua pena no "Novo Mundo"  teria sido nomeado ministro de sua Majestade Imperial D. Pedro I e teria vindo daí a "corrupção". Uma curiosidade apenas:  se o grito de "independência" do Brasil o grito de "independência ou morte", fora dado contra morte de quem?  Seria a morte de quem? 

Só fora a morte de um regime democrático caduco, corrupto  e sem sentido, mas que ninguém inventou um melhor!

7 comentários:

  1. Palmas....excepcional crónica de um.momento atual. Perfeita junção!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da analogia deita entre as coisas inúteis x corrupção x 7 de setembro.

    ResponderExcluir
  3. Bem didático e explicativo,
    fácil de entender.
    Bravo !

    ResponderExcluir
  4. Eita ... pátria amada!

    ResponderExcluir
  5. Excelente crônica Carlos !
    Também tenho serias duvidas se houve mesmo essa tal independência.

    ResponderExcluir
  6. A intenção era essa

    ResponderExcluir