domingo, 20 de agosto de 2017

O ESTRANHO SILÊNCIO DAS CIGARRAS!


Em quase todos os enterros, as cigarras cantam no verão amazônico, que dura seis meses - os outros 6 meses do ano são de chuva intensa chamado de inverno, o que transforma o clima um inferno de abafado e com muito umidade à noite, responsável pelo processo de transpiração epidérmica.

Contudo, no enterro do meu sogro, advogado e deputado por 26 anos ininterruptos sempre pelo MDB, com a época do bipartidarismo, com a ARENA, que apoiava o Governo e o Golpe Militar Francisco Guedes de Queiroz e, como presidente da ALE/Am, se tornou por direito o vice-governador em exercício de Gilberto Mestrinho quando seu vice Manoel Ribeiro, foi eleito pela primeira vez pelo voto direto para administrar a cidade de Manaus.

Era no início do verão de julho de 1977 no Amazonas. Elas cantavam, mas silenciaram todas. Seria o silêncio das formas encontradas pelas cigarras de fazer reverencia ao parlamentar? Todos os que acompanhavam o cortejo notaram esse estranho silêncio do canto das cigarras!

Parecia uma homenagearam àquele corpo inerte que falecera em na mesa de cirurgia cardíaca do Dr. Zerbini, considerado o melhor cirurgião cardíaco em 1977, médico responsável pelo primeiro transplante intervimos do Brasil.

Ao som da valsa "adeus, amor, eu vou partir" de Francisco Petrônio, tocada em violino, por uma pessoa que acompanhava o cortejo fúnebre. Nesse instante de dor para os que ficavam, as cigarras pararam de cantar. O corpo do advogado e tribuno do júri entrou no cemitério São João Batista, em Manaus, foi sepultado ao da sepultura do ex-senador da oposição Fábio Lucena, de quem também era amigo. 

Parece silenciaram referência ao corpo do combativo e combatido deputado do MDB que lotava as galeias da ALE/AM só para ouvi-lo discursar, antes de começarem a existir "redes sociais" e o Facebook. Tudo agora é compartilhado em redes sociais.

Os discursos do parlamentar eram publicados em A NOTICIA um dia antes pelo jornalista e ex-deputado estadual, Andrade Neto. Ele cumpriu apenas um mandato antecipado do parlamentar também da oposição! Depois o seu amigo e promotor de Justiça e escritor, Danilo Du Silvan publicava em livretos na Imprensa Oficial que ainda existe e distribuía aos que assistiam aos pronunciamentos!

Seria o silêncio das cigarras, uma homenagem ao que o deputado sinônimo de honestidade, honra, caráter e ética pública entre seus pares até os dias hoje, também um dos mais combativos ao golpe militar de 64 e um dos únicos que votou contra a cassação do deputado estadual Arlindo Porto, prevendo o que viria depois - a corrupção política

2 comentários:

  1. Quem sabe? Há mistérios na natureza, que afinal pertence a Deus! Há fatos misteriosos em relação aos animais.

    ResponderExcluir