quarta-feira, 23 de agosto de 2017

ELES NÃO SE ENTENDEM...!


Enquanto mais uma vez os políticos reunidos no "circo" conhecido como Câmara Federal, em Brasília não se entenderam com relação à Reforma Política  - se distrital, distrital misto, voto de legenda, lista fechada etc e, também, sobre o Fundão Partidário de 3,6 bilhões de reais,   nenhum político indica o caminho mais curto e correto: como reduzir os gastos da campanha, que estão cada mais elevados e o contribuinte é que arca com tudo, nada sai do bolso dos parlamentares de suas verbas de gabinete que  já altas são elevadas. Cada partido analisa só seu próprio interesse e não o interesse coletivo do Brasil! 

Chegou-se a se pensar em propor que os partidos façam "quermesses" e realizem "bingos" como as Igrejas fazem para angariar dinheiro para assuas obras para bancar os cada vez mais elevados custos financeiros de suas campanhas milionárias. Nada, porém, sinaliza a redução de custos de campanhas partidárias como seria de se esperar que fosse feito. E tome mais dinheiro do eleitor!

Por que os políticos que acreditam em seus potenciais eletivos não tiram dinheiro do bolso ou de suas verbas indenizatórias e os usem, já que estão certos que vencerão a disputa, como sugeriu um eleitor pelas redes sociais? 

Mas dentre as ideias apresentadas pelo relator da Reforma Política a que mais me surpreendeu foi a de financiamento privado de campanha que voltou a ser defendido. Os deputados federais parecem "palhaços que anunciam o que farão e fazem totalmente contrário do que dizem!" Com todo respeito à classe dos palhaços que nos fazem rir, alguns políticos federais ou são "Maria vai com as obras" ou esquecem que voltarão a pedir votos em seus Estados de origem! E o pior é que muitos dos que pedirem votos, se reelegerão a menos que uma condenação os torne fichas sujas e não possam ser candidatos!

Enquanto isso, políticos entrevistados em Brasília dão desculpas esfarrapadas para explicar a aplicação das verbas indenizatórias com pagamento de suas despesas com aluguel de imóveis, principalmente, e se rebolar para inventar outras desculpas esfarrapadas ao pagamento de shows, fest de formatura etc. Nada saindo do próprio bolso do parlamentar, mas tudo para parecer simpático com os eleitores   Como o senador Romero Jucá disse uma vez ao explicar tantos processos investigatórios no STF contra ele: “não é feio o homem público ser investigado pelo STF; mas ser condenado” .Romero o foi o primeiro Chefe da Casa Civil do Governo Temer, mas pediu exoneração do cargo, assim que foi citado pelo ex-ministro da Cultura, que pediu exoneração também!

O certo é que a sociedade não aceita mais gastar dinheiro de impostos com uma reforma que não reforma nunca!  Nem acaba e nem fica pouco!

Enquanto tudo isso ocorre em Brasília, animais irracionais começam a aparecer na capital federal. Não seria melhor eleger os "felinos" que fogem da seca e perambulam pelas ruas e ministérios de Brasilia, como deputados federais? 

Assim, devorariam mais racionalmente os recursos públicos de impostos. Seriam todos defendidos pelo IBAMA ou seriam perdoados Instituto Chico Mendes porque eles, alguns deputados federais e senadores corruptos sabem perfeitamente o que fazem pelo interesse deles e não como já fora no passado, pelo Brasil e pelo bem coletivo de todos. Talvez seja por isso não se entendem na Reforma Política e sobre nada!

Mas, Pai, perdoe-vos: “eles, não sabem o que fazem"!



2 comentários:

  1. "Há algo de podre no Reino da Dinamarca."



    Shakespeare.
    Imbecil é o cara que pensa, que não existe coisas bem piores que uma briga no "Reino da Dinamarca".

    ResponderExcluir
  2. *Melhor definição de Fundo Eleitoral*:
    "Fundo eleitoral é um dinheiro que será roubado de vc pra vc eleger quem vai te roubar."

    ResponderExcluir