quarta-feira, 5 de julho de 2017

SÁBIO É SÓ O QUE NÃO SABE NADA!(Rigoberto Pontes)


"Sábio é quem tem coragem de admitir que não sabe nada e que deseja aprender, principalmente com seus próprios erros para não os repetir!"

Trocando mensagens pelo whatsapp com meu amigo engenheiro de pesca aposentado Rigoberto Pontes e respondi com a frase acima a um comentário dele me chamando de sábio. Não sou sábio e nem gosto de ser chamado assim. O verdadeiro sábio é o que nada sabe e aprende com seus próprios erros para não os repetir mais na frente.


Ele respondeu que os verdadeiros sábios, precisam chegar à maturidade, a velhice e nem sempre porque conheço alguns que alcançaram à velhice e parece que não aprenderam nada e não absorveram os ensinamentos que a vida lhes deu sem cobrar nada e troca. O engenheiro de pesa Rigoberto Pontes disse-me que os jovens pensam que são sábios, mas não são. Disse-lhe que também conheço jovens que pensam como adultos e adultos que ainda vivem como crianças e conclui com a frase: "Sábio é quem tem coragem de admitir que não sabe nada e que deseja aprender, principalmente com seus próprios erros para não os repetir!" Ele encerrou a conversa com o sinal do polegar para cima, concordando comigo.



Muitos filósofos procuraram definir um sábio e a sabedoria. O sábio é quem não sabe!

Não sou sábio e nem almejo sê-lo! Sábio é quem aprende com seus erros e observa os erros dos outros para nunca mais repeti-los! Como insistem em me chamar de sábio, concluirei a crônica com o pensamento de um sábio budista “Sakyamuni”

“O ódio nunca desaparece, enquanto pensamentos de mágoas forem alimentados na mente. Ele desaparece, tão logo esses pensamentos de mágoa forem esquecidos”

Um comentário:

  1. gostei muito! E' sempre muito proveitosa a troca de ideias consigo.

    ResponderExcluir