segunda-feira, 31 de julho de 2017

...QUANDO TINHA PLANEJAMENTO! (Carlos Morrya, Miranda (in memoriam))


...quando tinha planejamento, não havia tanta bandidagem nas ruas; não existiam tantos ladrões do dinheiro público retornando do recesso parlamentar, que os assalariados não têm direito, nem a libertação de tantas Emendas Parlamentares em troca de um mandato incerto.

...quando tinha planejamento no Brasil, sempre que o Ministro do Planejamento, Delfim Neto, retornava de viagem do exterior com dinheiro, servia de charges em jornal de Manaus. Lembro-me bem como se fosse hoje, abri A CRITICA para lê-lo e vi em sua página uma charge do Miranda (in memoriam): era a caricatura um jumbo com o rosto do Ministro do Planejamento descendo as escadas do   avião com uma valise cheia de dinheiro!

...quando havia planejamento não existia tantas obras inacabadas e nem superfaturadas como existe hoje. Também havia mais seriedade no trato da coisa pública...havia ideologia e ela era respeitada com rigor!

...quando havia planejamento, não existia tantos partidos políticos "mamando" nas tetas do Governo, com "dinheiro público"

Só uma coisa não aconteceu na Região Norte: a construção da BR-319, a TRANSAMAZÔNICA, a "estrada da integração nacional" nao foi concluída.

Ah! Quando havia planejamento tudo és melhor, mas havia corrupção nas classes subalternas dos BECs como dizia sem medo o ministro do interior, Mário Andreazza, sempre que vinha prestigiar as reuniões do Conselho de Administração da SUFRAMA.

Ah, quando havia planejamento...nada ocorria como ocorre hoje porque existia planejamento: as obras começavam e terminavam e não eram superfaturadas e nem tinha ágio. 


Um comentário:

  1. Boa meu amigo Carlos Costa.

    Realmente, havia planejamento nesse tempo pois o ministério era realmente do Planejamento. Hoje, parecer que ele se restringe a ser um administrador da folha de pagamento. Não há nenhum planejamento nacional de médio e longo prazo. o que existe é simplesmente o "vale tudo para se reeleger nas próximas eleições". E o dinheiro público é torrado com esse objetivo. Se não mudarmos o nosso sistema político. não tardaremos a ser a próxima Venezuela, que também já foi a nação mais rica da América do Sul.

    ResponderExcluir