quarta-feira, 18 de março de 2015

80 ANOS DE JOSEFA COSTA, MINHA MÃE! (19.02.2015)


Minha mãe Josefa Costa nasceu no ano de 1932, no mesmo ano em que 37 países e 1408 atletas participavam em Los Angeles, da décima edição dos Jogos Olímpicos em busca de medalhas. No mesmo ano em que nasceu a atriz Elizabeth Teylor, uma das divas do cinema e ganhadora do Oscar de melhor atriz por duas vezes. Minha mãe ganhou mais do que medalhas e troféus: ganhou vida de Deus, filhos e os educou a todos! A senhora, nossa mãe, ganhou suas medalhas e seus Óscar's: os seus filhos, netos e bisnetos que estão reunidos para comemorar seus 80 anos de vida. 

Se a vida não foi como a senhora esperava que fosse, pelo menos saiba que Deus lhe está conservando entre todos de sua família, amigos e alguns irmãos. Se a vida não lhe deu tudo que a senhora pensou que lhe daria, ou não fora como a senhora desejou que tivesse sido, não a veja por esse ângulo tão estreito. O mais importante a senhora tem: a vida que Deus lhe deu, a alegria estampada no rosto, o seu sorriso, seus filhos, netos e bisnetos! Por que a senhora exigia de Deus mais do que isso?

Para que saber, então, que a senhora nasceu no ano em que foi aberta a primeira edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, na Itália? A senhora, já recebeu o seu Leão de Ouro por ter sido uma mãe que soube educar todos seus filhos. O que interessa saber que a morte de Santos Dumont, o Pai da Aviação, em Guarujá tenha ocorrido no mesmo ano que a senhora nasceu? Ou que a ascensão de Hitler na Alemanha, também tenha ocorrido no mesmo ano de seu nascimento? Que a Escola de Samba Mangueira, foi a campeã no primeiro desfile no Rio de Janeiro e que as músicas “Maringa”,  “Última Estrofe” e “Higt and Day”, eram sucessos nas rádios? Não quereria saber, também, que no ano em que a senhora nasceu, faleceu o rei de Portugal Dom Manuel? De nada lhe serviria saber que a senhora nasceu no ano em que o presidente Getúlio Vargas, instituiu o Código Eleitoral e criou a Justiça Eleitoral no dia 24 de fevereiro! 

A senhora nasceu fruto de amor de seus pais Raimunda da Silva Bezerra e Birilo de Paula Bezerra. Talvez, mãe nem nossos avós tivessem título eleitoral e conhecimento disso, porque moravam no município de Itacoatiara, distante mais de 200 de Manaus e sequer havia estrada que os ligassem a Manaus. Tudo era muito difícil naquela época. 

Para quê saber, ainda, que a senhora veio ao mundo no ano em que foi encerrada a Revolução Constitucionalista em SP, com a vitória das forças federais do Governo Getúlio Vargas? Muito menos saber que no dia 7 de outubro foi oficialmente fundada por Plínio Salgado a Ação Integralista Brasileira, em SP, no dia 7 de outubro, quando a senhora era apenas uma bebê inocente?

Mamãe, nada do que eu escrevi teria qualquer importância em sua vida e em nenhum de nós se a senhora não tivesse casado com nosso pai Paulo Costa, porque a senhora nascera hoje, há 80 anos. Lógico que não se preocuparia com fatos da história! Como a senhora era apenas uma criança e, como toda criança, veio ao mundo com a mente vazia como se fosse um papel em branco, sem saber de nada que o lhe reservaria seu caminhar, ou como se fosse um computador que precisa ter memórias e programas instalados para poder funcionar e armazenar conhecimentos!. Infelizmente, mãe, devido seus afazeres no campo, na agricultura, ao lado de nosso pai, lhe falhou uma parte de um de seus programas: o escolar. 

Mas para quê a senhora precisaria disso se conseguiu educar todos os filhos e fazê-los todos seguir o caminho do bem, da honestidade e lhe dão orgulho no dia de hoje!

22 comentários:

  1. Linda homenagem. Parabéns a ela e toda a família. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Sumiko Nishiyama Higa18 de março de 2015 às 12:54

    Parabens pela linda mensagem a sua querida mae, e obrigada pelos conhecimentos que adquiri ao ler a sua publicacao.Parabens

    ResponderExcluir
  3. Você amigo como sempre é impecável nas suas publicações , parabéns ,e sucesso na festa de aniversário !

    ResponderExcluir
  4. Chagas Alencar - Fortaleza18 de março de 2015 às 13:03

    Que alegria...Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  5. Jefferson Praia - ex senador do Amazonas18 de março de 2015 às 13:16

    Parabéns ! Desejo a sua mãe muitas felicidades . Um forte abraço, meu amigo.

    ResponderExcluir
  6. Emerson Pires de Souza18 de março de 2015 às 14:10

    Parabéns à genitora extensivos aos familiare- responsaveis.

    ResponderExcluir
  7. Que homenagem! ������

    ResponderExcluir
  8. Parabéns para sua mamãe

    ResponderExcluir
  9. Parabéns para tia Josefa que Deus a proteja e lhe dê muitos aniversários mais !! Transmita minha msg pata ela por favor bjod

    ResponderExcluir
  10. Prezado Carlos Costa parabéns a familia

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, Carlos a você e sua genitora. Isto é uma dádiva de Deus, amigo, valorize mesmo. Saude e paz para Dona Josefa. Abraços

    ResponderExcluir
  12. Luiz Eron Castro Ribeiro/Advogado18 de março de 2015 às 14:36

    Parabéns pelo natalício da D. Josefa e pela bela crônica, amigo Carlos.

    ResponderExcluir
  13. Regina Rezende Ezequiel18 de março de 2015 às 14:38

    Parabéns para ela.

    ResponderExcluir
  14. Uma mãe vale pelo afeto, pelo amor desprendido, pelo cuidado e desvelo, pelo exemplo de vida que transmite a sua família. Sua mãe tem, verdadeiramente, o valor de um imenso tesouro.Abraço na família , pela bela data, amigo.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela sua maê. E dificil chega nessa idade que deus abençoe.

    ResponderExcluir
  16. BOM DIA QUERIDO JORNALISTA Carlos Costa PARABÉNS PRA ELA Josefa Costa QUE DEUS LHE DE MUITA SAÚDE BEIJOS DE LUZ!!

    ResponderExcluir
  17. Carlinhos este seu depoimento me sensibilizou muito e reacendeu ainda mais a lembrança dos meus pais que sempre está no meu coração Você os conheceu há anos meu amigo Valeu Amplexos Simao Pecher

    ResponderExcluir
  18. Margarida Barral/Portugal19 de março de 2015 às 18:07

    Uma linda e interessante carta homenageando sua mãe e relatando os factos mais significativos do ano de seu nascimento. Tudo de bom.Abraços

    ResponderExcluir
  19. Maria Auxiliadora Paula Ribeiro20 de março de 2015 às 12:58

    Parabéns à sua mãe e Parabéns a vc por ainda ter mãe e saber dela cuidar com amor!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns do Josefa que os anjos a proteja sempre e lhe de muitas saúde paz e alegrias a cada dia de sua jornada

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pela sua genitora

    ResponderExcluir