quarta-feira, 23 de julho de 2014

SONHAR E REALIZAR!


Todo sonho só é impossível de ser realizado para quem não sonha! 

Ou como disse o professor de administração de empresas Émerson Pires de Souza, aposentado da Ufam e atualmente na Nilton Lins: “o sonho é importante movimento na direção de um porto seguro”!

Sonhar, se esforçar e realizar o sonho é o primeiro caminho para se alcançar qualquer objetivo em todos os campos  vida! 

Foi o que conseguiu provar de forma positiva, o caixa brasiliense João Ricci, que decidiu vender brigadeiros feitos por ele para mesmo, para poder viajar e ver de perto a arbitragem do Campeonato Mundial de Basquete na Espanha, de bar em bar, de mesa em mesa, durante a noite. João Ricci, vendeu quase 10 mil brigadeiros e, sem medo de nada. Com uma lata de leite condensado, três colheres de chocolate e uma coragem, queimando as panelas da mãe e tomando gosto pelo que estava fazendo, que me causou impacto positivo porque conseguiu realizar o que chegou a acreditar que seria apenas um sonho impossível: viajar para a Espanha e tentar se tornar um árbitro internacional de basquete.

João Ricci, foi jogador de basquete por algum tempo, depois foi técnico, mas sonhou e decidiu entrar no basquete de alto nível. Sonhou sozinho e colocou na cabeça a ideia e a pôs em prática, provando que quem quer sonhar e realizar, consegue, basta ter vontade e determinação para concretizar seus sonhos. Vendeu brigadeiros nos jogos da copa do mundo, que os estrangeiros passaram a chamá-lo de “docinho brasileiro”.

A história de João Ricci, a usei só para dizer que o sonho impossível é somente aquele que não se sonhou e, por isso, nunca o colocou em prática. Parafraseando Francis Bacon que disse que “quem tem o saber, detém o poder”, eu digo, quem sonha, detém o poder também, desde que não tenha vergonha do que faz honestamente. Conseguiu contrariar até Karl Marx, que determinou quem “sonha só, não passa de um sonho. Quem sonha junto, transforma em realidade”. Ricci sonhou e executou sozinho todo seu sonho,

João Ricce diz que “apareceu uma oportunidade boa de eu estar envolvido no basquete de alto nível (…) porque para ser lembrado você tem que ser visto e você tem que teimar uma coisa que você quer. E eu quero muito ser árbitro de categoria internacional”. Nesse caso, para ser visto, em setembro ele juntou dinheiro vendendo brigadeiro de mesa em mesa e vai acompanhar em Setembro o Campeonato Mundial de Basquete na Espanha, embora o seu salário como caixa de restaurante não tenha suprido as necessidades para a sonhada viagem. Na internet, encontrou a receita do brigadeiro, queimou panela e concluiu que (….)“o máximo que vai acontecer, eu não vou vender e eu vou comer esse brigadeiro”.

João Ricci está decidido a ser árbitro internacional de basquete e, contagiado pelo que fez para viajar a Espanha, deseja fazer faculdade de Gastronomia para expandir os negócios. Os leitores têm dúvidas que João Ricci  conseguirá atingir também seus novos projetivos?  

Um comentário: