domingo, 15 de junho de 2014

"ANTIBRASILEIRO PROFISSIONAL" II - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES




“Brasil gasta menos de 1% com estádios do que gasta com Saúde e Educação”. Seria sim, uma excelente pauta de reportagem sugerida pelo cientista social, Marcelo Zero, se esses investimentos tivessem chegados à efetividade social em forma de saúde e educação de qualidade. Não, isso não aconteceu e, por essa razão, me permita fazer alguns reparos em seu artigo, com críticas à imprensa, como segue:


O “ANTIBRASILEIRO PROFISSIONAL” (http://brasilemversos-am.blogspot.com.br/2014/06/antibrasileiro-profissional-por-marcelo.htm), artigo assinado por Marcelo Zero, formado em Ciências Sociais pela UnB e assessor legislativo do Partido dos Trabalhadores, garante existir “cidadãos dedicados, 24 horas por dia, a torcer para o Brasil dar errado” e direcionando pesadas críticas contra a imprensa, por divulgar o que ocorre e como ocorre. Essa sugestão de manchete proposta pelo assessor do PT, com a qual abro minha crônica, merece alguns reparos e considerações na questão dos investimentos em educação, e principalmente quando afirma que “distorce-se muito o tempo todo”. A questão não é necessariamente assim e precisa de alguns reparos! Não disse, mas quis dizer que a imprensa e a sociedade distorcem os fatos que divulgam. Nesse ponto, não aceito a crítica contra a imprensa e nem críticas infundadas contra o Governo, mas fatos são fatos, denúncias são denúncias, corrupções são corrupções..

Quem distorce, Marcelo Zero é a imprensa ou a incompetência da área de Comunicação Social da Presidência, que não quer ver além do que o PT oriente a escrever? Não se trata de ser contra ou não, mas de .publicar o que ocorre na sociedade de hoje! Como jornalista/assistente social, não aceito críticas exageradas contra a imprensa e também  tudo que não tenha uma efetividade social, nem mesmo contra o Governo Federal, se o que ele se propuser e anunciar em números o que fez ou que vai fazer nos números que anuncia, não se tornar em efetividade social. A imprensa não cria fatos e nem os inventa: só publica o que a já sociedade sabe e quer ler, como também os movimentos sociais – é verdade - se aproveitaram da Copa do Mundo para fazer reivindicações, greves, badernas e protestos exagerados, com vandalismo! É isso que importa à opinião pública. O Governo Federal é que não tem uma comunicação social competente e ágil para fazer a parte do Governo!

Até admito que em muitos casos, a imprensa tem dado mais espaço às manifestações dos Black “Bostas” que usam máscaras, depredam, queimam, enfrentam a polícia, atacam os aparelhos sociais do Estado -como faziam no passado alguns integrantes do atual PT, durante o Regime Ditatorial, que lutavam na clandestinidade para tornar o Brasil uma democracia -,ou como os estudantes marginais mascarados que invadiram a reitoria da UnB, quebraram tudo e nada vai lhes acontecerá porque os advogados não permitirão e alegarão a democracia reivindicatória e o calor dos ânimos para terem feito o que fizeram. A Presidência da República realiza investimentos sociais, sem muita efetividade nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e habitação. Isso é o que a imprensa mostra, prova com fatos e nada inventa, mas quase não os divulga como deveria!

O cientista social Marcelo Zero escreve muito bem, mas nunca militou em uma redação de jornal, nunca foi repórter, nunca foi pauteiro, nunca foi além de um mandado do partido, não sabe o que diz e não tem conhecimento de causa do que seja notícia de interesse à opinião pública. Lógico que há por trás de tudo um pouco de exagero, mas culpar a imprensa por tudo o que ocorre no Brasil é querer ir além do que pode e deve! As roubalheiras nos investimentos na construção dos Estádios, Marcelo Zero, não precisam ser provados. Basta que o IR verifique o patrimônio dos prefeitos, governadores e executores dos projetos, o que não faz, embora tenha instrumentos legais para fazê-lo!

A questão, Marcelo Zero, é que você não pode tapar o sol com a peneira, não percebendo que os investimentos em educação, saúde, mobilidade urbana, corredores de ônibus estão estrangulando por asfixia o povo brasileiro, que tem que sustentar os escandalosos desvios de verbas. A imprensa, Marcelo Zero, não cria e nem inventa fatos. A imprensa apenas escreve o que acontece e registra os fatos. Se não faz como o assessor parlamentar do PT deseja que seja feito, passe um dia como jornalista, enfrente os Black “Bostas”, nas ruas, saia de casa com coquetel molotov, canivetes e máscaras contra spray de pimenta na bolsa para ver se você, Marcelo Zero, não virará notícia também. A questão não é o que se publica na imprensa, mas o que está por trás de sua defesa intransigente dos investimentos da presidente Dilma Rousseff anuncia e faz. Ela faz sua parte, mas será que, nas pontas, existem alguns prefeitos e governadores que se locupletam com o dinheiro público dos brasileiros!

A manchete que o companheiro do PT prega poderia ser verdadeira, se  não houvesse tanta corrupção, tantos desvios, tantos poderes, tantos partidos, tantas cotas infindáveis (felizmente, a cota para negros em concursos públicos terá prazo definido de 10 anos, como deveria ser para qualquer tipo de cota que proponha integrá-los à sociedade. Os negros não são inferiores; mas se inferiorizam entre si) e uma efetiva chegada a quem precisa de educação, escola, saúde e segurança!

3 comentários:


  1. LULA CHAMA O POVO BRASILEIRO DE CRETINO E DIZ QUE A VITÓRIA DOS PETRALHAS NAS URNAS SERÁ UM ATO DE VINGANÇA CONTRA AS VAIAS QUE A DILMA RECEBEU!!!!!

    ResponderExcluir

  2. Parei de ler na frase: "a imprensa não inventa fatos". Só para exemplificar e fechar questão. A ficha falsa da Dilma no DOPS que estampou a capa da Folha de São Paulo. Começo e termino neste único exemplo, entre as centenas que poderia fornecer. Boa Noite.

    ResponderExcluir

  3. Aplausos! Esse Silvan Kraig é mais um militante do PT sem rosto que distorce a realidade. Querem nos convencer que a Dilma não foi a Wanda , que não assaltou bancos e que o mensalão não existiu, que os gastos com a copa , os assaltos a Petrobras, o Porto de Cuba é tudo mentira da midia. Deus Meu! Que partido maldito quem distorce a realidade são eles e não a imprensa que eles chamam de PIG. XÔ PT

    ResponderExcluir