terça-feira, 20 de maio de 2014

O "ENCONTRO DAS ÁGUAS" DA FALTA DE VERGONHA!



Moro na cidade de Manaus, que tem o orgulho de possuir como seu principal cartão-postal, um encontro de águas negras e amarelas dos rios Negros e Solimões, que nunca se misturam porque uma é mais pesada que a outra. Só que o cartão-postal está diferente!


Atualmente essas águas que nunca se misturam como se fossem água e óleo, motivo de admiração e fotos dos turistas -  mas, de vergonha para mim -, porque as duas águas negras e amarela que formam o “encontro das águas”, agora também estão mais poluídas pela corrupção de alguns administradores públicos - um prefeito preso em Manaus desde fevereiro, acusado por crimes de pedofilia em seu município se manteve no cargo por decisão dos vareadores de seu município - com dinheiro dentro da cueca, bolsa, seios, acrescido por cores mais fortes de amarelo e negro  e também vermelho pelo ardor, dor e sangue que escorre no corpo de pessoas inocentes que recebem tiros de balas de borracha disparadas pela polícia contra os arruaceiros, baderneiros, saqueadores e mascarados, infiltrados em movimentos sociais legítimos, mas que confundem  democracia e o legítimo  direito de protestar com o “direito” criminoso de roubar, vandalizar, tocar fogo em lixeiras públicas, automóveis apreendidos e deixados em pátio de delegacia, além de quebrar ônibus e caixas eletrônicos que servem a todos. 



Como se isso fosse pouco e não bastasse, ainda temos envolvimento de alguns políticos com o escândalo do mensalão, antes considerados sérios, honestos e acima de qualquer suspeita, o que tornaram as águas do cartão postal natural do Amazonas mais amareladas  pela vergonha e a  inércia dos políticos por  não perceberem o crescimento da violência social cometida por adolescentes que  aprisionam sem grades a sociedade e fazem de refém, mas insistirem em manter como está o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, protegendo-os mesmo os que matam, roubam, estupram, invadem e depredam lojas, entrando e saindo das apreensões sempre pelas portas da frente, revoltando ainda mais a sociedade porque voltam a cometer os mesmos ou até piores crimes sem que nada lhe aconteça. Com  disse um amigo meu advogado, o ECA protege também bandidos adolescentes perigosos!


Ou será que o "encontro das águas” está com as águas mais amareladas do rio Solimões, por constatar a falta de vergonha na cara de quem deveria trabalhar em favor da sociedade coletiva, mas o faz a favor de seus interesses individuais, que sempre são contrários aos legítimos interesses e clamores da sociedade que os elegeu? Ou será que alguns deputados federais estão satisfeitos com a negritude social das águas do Rio Negro e não conseguem ver além do que seus interesses imediatos que apontam para dentro de seus bolsos, cuecas, bolsas e dos seios e sutiãs de algumas deputadas federais? Não é possível! Ou será que as águas estão negras e amarelas de tanta vergonha por ver a sociedade avançando aos solavancos? A politica parece que virou até um balcão de negócios inconfessáveis!


Como afirmei, os marginais mascarados estão se aproveitando de greves e manifestações sociais reivindicando salários, habitação ou protestando contra os exagerados e constantes denúncias desvios de recursos públicos na realização da construção de estádios para a Copa do Mundo e, decidiram roubar lojas, quebrar caixas eletrônicos de banco, tocar fogo em ônibus, barbarizar em estações de metrô, queimar lixeiras públicas....! Para que tanta selvageria, tantos roubos, tantos mascarados infiltrados em manifestações sociais? Agindo assim, os baderneiros tiram do foco principal a legitimidade das manifestações e terminam por chamar a atenção mais para o que ficou destruído, revoltando ainda mais a sociedade ordeira que terá que contribuir com mais impostos para tudo ser reposto nos lugares!


Desfilar ostentando cartazes dizendo “não vai ter copa” não adiantar  mais, porque queiram ou não os baderneiros, arruaceiros, traficantes, os menores protegidos pelo ECA, a Copa do Mundo será realizada, sim, porque foi um compromisso internacional que o Brasil decidiu assumir, assumindo, também, a certeza que ocorreriam manifestações internas, exigindo a mesma celeridade e compromisso em obras, com calendários que nem todos serão cumpridos. No máximo, os manifestantes teriam que agir legitimamente exigindo que o padrão e celeridade Fifa de qualidade para hospitais, escolas, habitação, saneamento e tudo o que eles entendem como direito de reivindicar!


Por isso tudo, observo coloração mais escura nas águas negras e amarelas do “encontro das águas”. Podem até dizer que estou mentindo, mas um observador mais atento às questões sociais, olhando com uma vista social da mesma forma que observo, verá que as águas do Rio Negro não se misturam com as do Rio Solimões, como a corrupção pública também não deveria se misturar com a liberação de recursos pelo Governo Federal à execução de obras “padrão Fifa” de qualidade. Mesmo assim, com toda a fiscalização federal existente, algumas obras foram superfaturadas e  nem todas ficarão prontas antes do início da Copa do Mundo e talvez nem depois porque passarão a se arrastar por anos e anos até serem ou não concluídas após novos aditivos e mais aposte de recursos financeiros!


Seria muito bom, aliás, que todas as construções públicas merecessem também os mesmos e seguidos testes de qualidade Fifa para constar se funcionariam corretamente, primeiro usando políticos atendimentos em hospitais, escolas, delegacias de polícia, como fizeram com todos os Estádios construídos para a Copa. Só depois de todos os testes, o povo passaria a utilizar os locais e poderiam dizer: “agora eu tenho um serviço público de qualidade padrão Fifa aqui também”. 

6 comentários:

  1. Excelente texto bem real e atualizado,falou e disse amigo..Como sempre muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Jacob Laredo Maravilhoso o ensaio verdadeiro com conotação Amazônica. Parabéns são dessas vozes que o Amazonas precisa .

    ResponderExcluir
  3. Norma Jeane Esteves Parabéns! Grande mestre. Peço permissão para compartilhar!

    ResponderExcluir
  4. Assim como as águas do Solimões e do Negro, as águas podres da política não se misturam com as águas da dignidade.... João Batista/MG

    ResponderExcluir
  5. Nos perdemos uma grande chance,ainda estamos emcalhados entre o Rio Negro e Rio Solimoes,mas nos somomos dignos de esperança e reconhecimento,mundialmente.E nao devemos ter vergonha,de lutar, com, calma e inteligencia,para que um dia as aguas do Rio Negro e Solimos,caminhem,lado a lado.

    Maria Hirschi
    Suiça

    ResponderExcluir
  6. Metáfora apropriada para expor questões políticas e sociais tão fortes. Boa noite!

    ResponderExcluir