quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

BBB NAS ESCOLAS: A QUE PONTO CHEGOU A EDUCAÇÃO!?





No fundo do poço foi aonde foi encontrada a Educação, pela transformação de Escolas em autênticos BBBs da vida privada de alunos e um diretor de Escola na capital da república comemora ca “transformação de comportamento” dos alunos pelo medo e não pela educação consciente e responsável, aceitando o que a sociedade toda também aceita. O Estado não é o único responsável pelo processo educacional, mas é o principal!
 
Se a palavra educação for entendida e aceita com significando de “meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte”, com o desenvolvimento de situações presenciais, experiências vividas por cada indivíduo ao longo  de sua vida, chamar as Escolas de BBB é transformá-las e reduzi-las  a um monte de câmeras vigiando alunos é, no mínimo, uma grande retrocesso político-pedagógico porque a escola  não se resume ao ambiente escolar. Está também além de seus muros, portões, nos conhecimentos de valores inesgotáveis das ruas que devem ser trazidos,  debatidos com os alunos em sala de aula e devolvidos à sociedade com criticidade e não de forma acrítica!

Transformar o ambiente escolar em um monte de câmeras que vigiam passos de alunos será educação da educação para à vida ou será um meio de transferir para a geração seguinte hábitos, costumes e valores de uma comunidade, com o medo das câmeras que vigiam, olham e reprimem sem reprimir? A solução talvez seja integrar a Escola à outros programas sociais do Governo. Como isso não existe porque  a escola vai para um lado e os programas sociais caminham diametralmente em sentido oposto, levaremos mais uns 100 anos para a Educação verdadeira atingir um patamar que não envergonhe o país nos índices que metem sua qualidade.

Ou será que o modelo de educação presente no Brasil que está ficando cada vez mais ineficiente, com valores distorcidos, caminhando o inverso do que caminha a sociedade? O real conceito de educação engloba também o nível de “cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização”, o que não ocorre em escolas que se transformaram em BBB – Bisbilhotagem Boba de Besteiras!

No blog Significados.com.br, quando se busca o significado da palavra, se encontra a definição no sentido técnico, dizendo sê-la “um processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo”. No sentido formal, a educação se origina do latim educations que significa: todo o processo contínuo de formação e ensino aprendizagem que faz parte do currículo dos estabelecimentos de ensino, seja eles público ou privado.

 

Para espanto como educador, vejo o diretor de uma Escola de Brasília comemorando porque um aluno teria entrado no banheiro com o propósito de cheirar cocaína, mas olhou para um lado e para outro, viu a câmera e desistiu do que teria ido fazer. Reconheço que esse é um modelo transitório de redução de violência escolar, de agressões aos professores, mas fazer disso uma vitória é esconder o sol com uma peneira ou colocar a verdadeira educação dentro de um depósito de lixo não reciclável. Só que educação é reciclável e não descartável! Mas, hoje a educação está sendo descartada e o verdadeiro sentido da palavra educação está sendo jogado na lata de lixo e as câmeras do BBB passaram a ser a solução para tudo!

 

Transformar e incentivar por lei a transformação de Escolas em BBBs para diminuir a violência entre alunos, alunos e professores e inibir o sexo e consumo de drogas entre os alunos adolescentes,  tira a verdadeira essência do que venha a ser educação. Mas como escreveu Hebreu 12:11, “nenhuma disciplina  parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mas tarde, porém, produz (zirá) fruto de justiça e paz para aqueles que por ela forem exercitados”, que recebi por e-mail do amigo virtual José Geraldo Santos da Costa.

 

 

 

5 comentários:


  1. 19/12/2013 16:12 - Nair escreveu:
    E ainda por cima o governo resolveu distribuir Kits gays nas escolas, Nunca a educação esteve pior do que agora.Parabens pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Arlene Paula Novamente te parabenizo Carlos pelo texto tão bem elaborado re rico em dados. O tema atual e de utilidade pública. Observa-se que não é mais um texto, entre tantos, mas que trás nas entrelinhas informações e questionamento diante de um assunto que parece esgotado e no entanto rico em sua essência. Ver-se ainda, a preocupação do autor enquanto cidadão preocupado com o destino da educação.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Carlos Coutinho Uma vergonha nacional, Carlos Costa!

    ResponderExcluir
  5. Ridiculo,isso nao é educaçao.Isso e falta de respeito contra o ser humano.A privacidade do ser é respeita-lo.E se isso nao existe nao existe respeito.Deveria ser proibido,essas cameras,dentro ou fora das escolas.Essas cameras nao ajudam em nada em uma educaçam.Elas so geram,revolta de fazer bem mais errado dos adolecentes.Aqui no primeiro Mundo os pais nao iam permitir isso"Suiça"nossa democracia,Carlos virou baderne.Como vou ser respeitada se a minha propia escola nao nos respeita.Se eu fosse aluna quebraria todas as cameras.E daria um geito de nehum descobrir,que eu era a culpada.Essas firmas ou consencionarias acham que os jovens sao burros ou o que?Nossos representantes devem esculta-los e nao danifica-los.Maior burrice é nao educar um jovem para o bem e reprimi-lo como o Brasil esta fazendo.Na mais ilustre manifestaçao do mundo fizeram os jovens brasileiros e nossos representantes,nao deram nem valor.Nao tenho vergonha de ser brasileira tenho muito orgulho e apezar de esta longe luto sempre,por uma educaçao e nossos governates so afunda o que nos temos de mais importante.Devemos respeitar os jovens.Boa Carlos.

    ResponderExcluir