quinta-feira, 28 de novembro de 2013

TRÂNSITO: A ETERNA IRRESPONSABILIDADE E CONVIVÊNCIA




Para os Agentes de Trânsito João Batista Filho, de BH e Ivan Guimarães, no AM.

Fossem apenas motociclistas dirigindo bêbados e sem capacetes,  com pouca ou quase nenhuma fiscalização de trânsito, principalmente em municípios nordestinos, nada escreveria sobre o assunto. Mas não é só isso. Por trás, existem conivências de autoridades de trânsito, desculpas esfarrapadas  de quem deveria fiscalizar essa “motonificina”  - elevado número de mortes envolvendo motociclistas que não usam capacetes, transportando  famílias inteiras em cima de seus veículos de duas rodas, e, para piorar, descobriram e desbarataram uma quadrilha envolvendo auto-escolas que falsificam CNH, com a participação de autoridades dos departamentos estaduais de trânsito, para “motoristas” que tinham obrigatoriedade de frequentar aulas e fazer provas obrigatórias exigidas pela Lei 9.503, de 23 de setembro de 1977, que instituiu o CTB – Código de Trânsito Brasileiro.

Mas o pior é que em meio aos motociclistas irresponsáveis, há outros pertencentes a corporações militares que não usam seus capacetes ou os usam nos cotovelos, numa autêntica prática “cotovelar” irresponsável, além de policiais civis e militares dirigindo bêbados e dando “carteiradas” nos agentes municipais de trânsito, desrespeitando-os só porque estavam cumprindo o seu dever. Esquecem esses “carteiradores” que no trânsito só existem dois seres, ou uma autoridade legítima, os agentes de trânsito e o motorista, ou seja, os que fiscalizam e os que são fiscalizados, que não passam de simples motoristas atrás de um volante, mesmo que na vida civil seja alguma autoridade ou queiram se arvorar de “artoridades”, amigos de autoridades, mas que sequer tem importância no trânsito caótico e complicado das grandes cidades.

Por isso, não cabe qualquer tipo de arrogância vinda de motoristas militares bêbados, sejam de que patentes forem! A autoridade maior, no caso, é a do agente de trânsito no momento da abordagem! E fim de papo!

Há, ainda, motoristas que continuam dirigindo bêbados matando pessoas, entrando e saindo pela porta da frente das Delegacias, embora a Lei de Trânsito já tenha sido modificada, determinando “tolerância zero” para quem bebe e dirige, mas os delegados de trânsito nem sempre pensam da mesma maneira que os Ministros do STF.  Essa nova interpretação pelo STF não serviu para inibir a prática de beber e dirigir e nem para punir os motoristas irresponsáveis, principalmente porque os infratores têm sempre proteção de pessoas importantes ou são autoridades ou, ainda, amigos de algumas autoridades que deveriam se envergonhar de tê-los como amigos.

Depois da aprovação da Lei da “tolerância zero” aumentou o número de motoristas que dirigem embriagados, drogados, arrebitados, entrando e saindo pela porta da frente das delegacias e continuam como se não tivessem deixado uma família enlutada pelas suas irresponsabilidades. Isso já passou a ser um escárnio à Justiça! O que mais tenho visto são delegados, Detran’s, juízes, desembargadores, ministério publico e outras autoridades totalmente omissas no trânsito para fazer cumprir a Lei da “tolerância zero”. É uma autoridade passando a culpa e a irresponsabilidade para outra autoridade. Um não faz nada. O outro também não faz.

Voltemos para o tema de minha crônica inicial. É vergonhoso ver motociclistas dirigindo bêbados, sem o uso de capacites, destruindo lares e matando pessoas, entrando e saindo pela frente da porta das delegacias e ninguém faz nada e ainda dizendo que não estão bêbados, mesmo não se agüentando em pé.

Cidades pequenas, mesmo sem qualquer tipo de fiscalização ou pouca fiscalização de trânsito, não lhes são dadas o direito de desconhecer o texto da Lei, como a nenhum outro cidadão lhes é dado também. O que ocorre é que sem a municipalização do trânsito em cidades pequenas, muitos prefeitos ainda não visualizaram essa importância, como também não lhes é importante nomear comissões de fiscalizações de saúde, de erradicação do trabalho do infantil, de combate e educação sobre droga, de trabalho emprego e renda e outras, porque as Comissões, quando funcionam, não permitem que os prefeitos embolsem dinheiro do erário público.

É assim que a “humanidade caminha”! Lamentavelmente.

5 comentários:

  1. Oi Carlos,

    tambem sou praticante desta filosofia, com muito orgulho.......

    Há algum tempo, eu estava trabalhando na plataforma da rodoviária de BH, como faço frequentemente, e notei um automovel estacionado ao lado de uma placa R6A (estacionamento proibido) . me aproximei do veículo para analisar a situação e ver se havia um motivo justo para o motorista descumprir a sinalização. dentro do veículo haviam 3 rapazes , que conversavam animadamente, enquanto aguardavam outro companheiro deles que havia descido do veículo para resolver assuntos particulares no interior do terminal.
    Naquele local só é permitido o embarque e desembarque de passageiros , como previsto no artigo 47 do CTB, qualquer permanência além do tempo indispensável para estas ações, já caracteriza a infração.
    Educadamente , perguntei ao motorista o que ele estava achando dos movimentos populares que estavam acontecendo na ocasião ( mes de julho) , e ele já foi logo eufórico dizendo que acreditava muito na força dos movimentos e que esta deveria ser as ações que nossa sociedade deveria desencadear para tentar mudar o caotico quadro de nossa politica e nossa sociedade. , etc e tal, foi falando com eloquência que estava disposto a engrossar o movimento e que acreditava nas mudanças que poderiam advir dos levantes populares.
    Perguntei então a ele, se ele acreditava mesmo que poderiam haver mudanças, ?????
    Ele , prontamente respondeu com entusiasmo que acreditava que iriam acontecer grandes mudanças....
    Eu então, completei a pergunta anterior e perguntei a ele , se ele acreditava que um dia um motorista fosse ver uma placa de estacionamento proibido , ao lado de seu veículo, e tratasse de respeitá-la e cumpri-la , mesmo sem a presença de um agente para chamar-lhe a atenção ?
    Nesta hora, os próprios colegas dele, que também estavam no veículo se tocaram e pediram para ele retirar o veiculo daquele local....
    Como vamos mudar a sociedade se nós próprios não fazemos nossas mudanças ???? Eis a questão....
    .

    ResponderExcluir
  2. Oi Carlos
    , Agradeço sinceramente suas palavras e referencias ao trabalho dos , assim como eu, agentes de transito, que tentamos fazer o nosso trabalho com dignidade e competência, para que possamos ter um transito mais educado e humano e que , infelizmente, somos visto somente como agentes e uma estigmatizada " Industria de multas", e outros pejorativos, os quais os nossos motoristas se referem a nossa classe profissional.
    Infelizmente passamos por tudo isto que voce se referiu, e o pior é que não enxergamos, pelo menos a curto prazo, nenhuma luz no fim do túnel que possa modificar este quadro.
    Nossa secular cultura da impunidade e subversão da ordem , tem no transito uma de suas consequências e mudar isto vai depender de formarmos uma nova cultura, quicá até uma nova nação, com pessoas que cresçam conscientizados de que as mudanças que tanto precisamos para nossa sociedade devem começar dentro de nós, e que as nossas ações ao ao volante possam ser também uma boa oportunidade para transformamos a nossa sociedade para melhor....João Batista Filho, de BH.

    ResponderExcluir
  3. Ola Carlos,
    Emquanto,nossa grandiosa corrupsao nao acabar no nosso pais.E emquanto voces formem contra as nossos jovens.Nunca podemos formar um pais,justo e de igualdade socio-economico-.Sinto amo meu pais.Mas o povo tem que um dia rebeliar.E esse povo sao os jovens,como Eu fui um dia.

    Maria Botelho Hirschi

    ResponderExcluir

  4. 28/11/2013 20:50 - Neusa [não autenticado]
    Crime aqui no Brasil é avançar a faixa no sinal vermelho e mesmo não avançando as pessoas estão sendo enganadas e pagando multas que não devem. Gozado é considerado um erro grave , mas a única vitima é o motorista , afinal um farol merece mais respeito do que o ser humano. Por aí da pra entender que os políticos se preocupam mesmo é com multas, multas e multas e os pedestres e os motoristas que se danem.Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  5. Bela achega,não só para o Brasil mas para todos os países do Mundo.Abraços de Mar

    ResponderExcluir