terça-feira, 23 de julho de 2013

"OS SETE SEGREDOS DO RIO AMAZONAS"



LINK: http://www.youtube.com/watch?v=vbUyBip8MhY (entrevista com o autor)

Tenha um ideal, um sonho, um objetivo, uma meta de vida’  -  emergirá de dentro de você forças que ainda desconhece como se fosse uma chama que jamais se apaga” (…) “Seja humilde’ – a humildade é um ato de coragem por dar trânsito livre em qualquer situação (...);Saiba conviver com as diferenças”. Diferença não é contrário, é complemento (...) “Jamais perca seu otimismo’. Um rio está sempre correndo.(...); Mesmo poluído pela ignorância (...)Eu não ando para trás. Não me fixo no passado.  Eu faço remanso. O remanso é uma avaliação (...);”Quando os obstáculos em meu caminho aparecem, eu me movimento mais rápido – eu não discuto, não me oponho a eles, eu os acolho (...)’; Quando eu alcancei o meu sonho, cheguei ao mar e me misturei às águas do oceano eu não perdi minha individualidade ou consciência.

Eis os “Os Sete Segredos do Rio Amazonas”(www.reggo.com.br) (uma visão transpessoal): na vida e para a vida toda manter sempre um ideal e um objetivo, uma meta a ser alcançada; ser humilde para alcançar essa meta sabendo conviver e respeitando as diferenças, não perdendo nunca o otimismo,  sabendo enfrentar obstáculos e, por fim, continuar sendo consciente e responsável! Essas são as lições de vida e para uma vida feliz! Com Deus no coração, sempre!

Tarcísio Machado, com uma linguagem suave e simbólica, nos conduz pela mão em sua impressionante jornada,  desenvolvendo-a e desvendando-a com ensinamentos e críticas, uma  viagem da nascente ao mar para o qual segue o Rio Amazonas, como se fosse saída da alegoria do “Mito da Cavarna”, do filósofo Platão,  nos encaminhando pelo mundo misterioso cheio de sombras e alegorias filosóficas na qual muitas pessoas ainda vivem.

O autor se apresenta como um psicanalista clínico e nos conduz simbolicamente pelas mãos pelos segredos do Rio Amazonas, que ele conhecera quando desempenhara suas funções na FAB, na década de 70s quando chegou ao Amazonas com a missão de conhecer o rio, construir aeroportos e viver seus mistérios e lendas e se encantara pelo que vira e anos mais tarde decidi descobri-lo de sua nascente e até seu final e nos narra seus mistérios.

E descobriu. E mostrou, nos contou e nos fez conhecer a todos os mistérios, não só do Rio Amazonas que lhe intrigara tanto na década de 70 quando era só um membro da antiga COMARA. Com magistral conhecimento psicológico da vida humana, usando uma linguagem direta algumas vezes, indiretas dialogou com Ajuricaba, as Guerreiras Amazonas, a Yara, a mãe d’água, enfim. De forma brilhante, depois de contar os segredos do rio que parece um mar conclui  que para “Deus tudo pode”, relembrando um fato de sua infância ocorrido em uma Escola na sua cidade originária de Pentencostes, no Estado do Ceará, quando Tarcísio Machado recebera de sua professora uma pequena muda de árvore por ter respondido todas as questões que lhe foram dirigidas, no dia 21 de setembro, “O dia da Árvore”.

Como o Rio Amazonas, concluiu o autor dos SETE MISTÉRIOS DO RIO AMAZONAS, que Deus se apresenta em milhões de formas. Ele é força. Ele é grandeza. Ele é sucesso em toda a amplitude de suas revelações, assistindo ao espetáculo que Ele produziu e a os humanos cuidaram de poluí-lo, destruí-lo. O livro é filosófico, político, crítico e humano demais! Recomendo!

3 comentários:

  1. Olá Carlos

    Você como sempre apaixonado por este Amazonas tão bonito.

    Um abraço,paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Seu poder de sintese simplesmente maravilhoso. Abraço Tarcisio

    ResponderExcluir
  3. Oi Carlos,

    Já está no meu planejamento de viagem, para abril do ano que vem, uma viagem de barco de Manaus a Belem, e quero dormir também em rede , pra conhecer um pouco da vida desta bela gente da região Amazonica.
    Já estou pesquisando as opções que terei para realizar esta bela viagem.
    Se tiver alguma dica para me passar , agradecerei muito .

    ResponderExcluir