sexta-feira, 21 de junho de 2013

"CARTA AOS JOVENS" (O BRASIL ACORDOU!)


“Eia, senhores! Mocidade viril! Inteligência brasileira! Nobre nação explorada! Brasil de ontem e amanhã! Dai-nos o de hoje, que nos falta”.  

Com a citação da “Oração aos Moços”, do discurso do tribuno, jurista, político, filólogo, tradutor e orador do grande brasileiro de Salvador Rui Barbosa e pedindo-lhe licença para tal ousadia, desejo escrever minha “Carta aos Jovens” brasileiros que, de cara limpa,  tiveram a coragem de ir às ruas reivindicar e bradar com cartazes, muitos feitos às pressas, e alguns, rejeitando o apoio de partidos políticos, para exigir a construção de um novo Brasil, que deverá nascer dos restos da destruição dos saques, roubos e outros vandalismos cometidos por marginais, escondidos como ladrões, baderneiros, aproveitadores e saqueadores de bens públicos e privados, com seus rostos cobertos para não serem reconhecidos pelas câmeras policiais. Mas essa Carta é dirigida aos jovens brasileiros de caras limpas, apenas!

 Nessa “Carta aos Jovens”,  igualmente à “Oração aos Moços”-  discurso por ocasião dos cinquenta anos daquele grande baiano muitas incompreendido e criticado em sua época, devo dizer que podemos ter perdido parte de nossa “autonomia”; mas, não a dignidade!

Como Rui Barbosa pediu no passado, para que os moços formados em direito, colocassem suas “mãos à obra da nossa reconstituição interior; mãos à obra de reconciliarmos a vida nacional com as instituições nacionais; mãos à obra de substituir pela verdade o simulacro político da nossa existência entre as nações” e peço aos novos jovens brasileiros de hoje para que também “trabalhai por essa que há de ser a salvação nossa. Mas não buscando salvadores. Ainda vos podereis salvar a vós mesmos,” porque também repito aos novos jovens que todos nós brasileiros temos direito a um novo país sem corrupção nas pontas, com projetos sociais – saúde, escola, educação, saneamento básico e habitação popular, entre outros – e contra processos jurídicos e projetos legislativos que se arrastam por anos até serem votados beneficiando mais os próprios representantes do que os representados. Um novo Brasil que distribua melhor e para todos os precários e caros serviços públicos. Um novo Brasil que poderá e deverá nascer a partir dessas manifestações democráticas, não poderá ter em sua estrutura, nada disso! Terá que ser limpo, como são as mentes das crianças, além de ético e moral, também.

Dentre os muitos manifestantes como já era previsível, em muitas capitais houve depredações, saques em lojas, bancos, caixas eletrônicos, atos de destruição de patrimônio público e privado, semáforos, placas de rua, trânsito, pardais e tentativa de invasão a prefeituras, mas que não representam a grande maioria do povo brasileiro. Contudo, causou prejuízos financeiros em todos os Estados. A esses poucos marginais infiltrados dentro da maioria civilizada e ordeira, devem ser tratados como casos de polícia. Aos outros, lhes deve dado o sagrado direito de reivindicar de forma ordeira e civilizada.

Segundo fichamento da disciplina Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Jurídico, ministrado pela mestra professora Ionete de Magalhães Souza, da Universidade de Montes Claros (MG), realizado pelo aluno Comphúrcio Allyson Mota Fraga, a “Oração aos Moços” é “uma carta que tem como tema central a ética profissional. Nela se  vê uma espécie de pedido insistente e humilde extremamente bem arquitetado”.
Segundo o trabalho do aluno “há o manifesto do autor em relação à esperança depositada por ele naqueles moços, iniciantes na carreira jurídica, a continuarem o trabalho o qual ele estaria prestes a cessar. Em tom emocionante, o mesmo explica o fato de não poder estar em presença naquele momento, depositando a responsabilidade em Deus.
Como Rui Barbosa agradeceu a Deus por poder estar vivo e poder dirigir sua “Oração aos Moços” aos formandos da Faculdade de Direito de São Paulo, em seus 50 anos de militância jurídica,  também agradeço aos jovens como também já fui e participava de movimentos sociais nas ruas contra a ditadura militar, por poder escrever-lhes essa “Carta aos Jovens” e, também, agradecer à Deus por me permitir estar vivo e assistir pela TV tamanho envolvimento manifestação de estudantes, senhoras e crianças de caras limpas exigindo transparência pública, civismo e o fim da corrupção que envergonha a todos os contribuintes honestos desse Brasil, que deve desaparecer para surgir outro, a partir do clamor popular das ruas.
Parabéns aos jovens brasileiros é o que lhes posso desejar, sentado atrás de meu computador, escrevendo-lhes essa crônica e pedindo-lhes que não desistam jamais, porque todos estão nas ruas com um propósito de iniciar a construção de um novo país e eu, tomando meus remédios e batendo palma para vocês e os admirando sempre, apesar das badernas que estão sujeitos, mas isso é um caso de polícia e não dos jovens, meus bravos jovens brasileiros. Da desordem se construirá uma nova ordem, ou melhor, um novo Brasil! Assim, eu espero e desejo porque não quero mais ser censurado pela ditadura novamente, como já ocorreu no passado. Quero e desejo um novo Brasil, a partir de todas as demonstrações de amor e civismo.

Confesso que fiquei emocionado ao ver a foto de um garoto erguendo silenciosamente a bandeira brasileira para um policial militar que se curvou para ver melhor, como se desejasse transmitir a mensagem: “é por isso que estou lutando, viu? Não esqueça nunca que como eu, você também é brasileiro”. O que dizer mais, depois disso! Silêncio porque um novo Brasil já começou a ser construído! Ou não?

10 comentários:

  1. Emocionante essa cronica Carlos.Dando o apoio total para nossos jovens,legal.

    Maria Hirschi
    Ch



    ResponderExcluir
  2. cronica fabulosa,emocionante.somos contemporâneos e vivenciamos o idealismo estudantil da marcha dos 100000 quando da morte do estudante Edson Luiz no calabouço,Lutávamos pela melhoria da alimentação e a policia "vandalizou",enchemos a cinelândia no grande comicio do Wladimir Palmeira ,contudo ,nossos sonhos sempre foram ceifados por uma classe politica sórdida,oligárquica que prioriza o capital em detrimento do trabalho,do ser humano.Temos que este maravilhoso movimento possa servir de massa de manobra de outro golpe.Anseio,porem,que surjam novas lideranças politicas para nortearem o destino de nosso país.Que a juventude se espelhe em Darcy Ribeiro,Anisio Teixeira ,Leonel Brizola.
    parabéns Carlos!

    ResponderExcluir
  3. caríssimo carlos costa...
    essa carta aos jovens é de fato bastante interessante e lembra o nosso grande jurista, escritor, poeta e acima de tudo cidadão rui barbosa...
    sabemos que o original endereçava-se em especial ao nosso povo da área jurídica, o qual infelizmente, distancia-se mais e mais do real propósito do saber...
    creio que para se endireitar a nossa sociedade:
    primeiro, prender quase a totalidade dos políticos atuais;
    assim como, prender também a quase todos os profissionais da área jurídica que hoje atuam neste país.
    está muito certo o que você fala aos jovens e ambos sabemos da urgência de reformas para a continuidade de nossas instituições.
    vejo como você o perigo da censura que avizinha-se, porém, vejo que muitos já estão sendo mortos, por discordarem do poder dominante, vejo que a mídia está calada e só noticia o que não pode mais esconder, mesmo assim ainda manipula os resultados, ocasionando uma desinformação avassaladora; assim que, me desculpe, mas já estamos sob a ditadura.
    não há o que camuflar!
    de qualquer forma, seja sempre bem vindo e que deus abençoe a ti, tua casa, bem como à obra de tuas mãos hoje e sempre... amém e amém! - (ely silmar vidal)

    ResponderExcluir
  4. O BRASIL ESTÁ VIVENDO ESTE MOMENTO COM UM ENTUSIASMO CONTAGIANTE,TAL COMO ESTÁ CLARAMENTE DESCRITO NESTA CRONICA.POR TODO O MUNDO HÁ REVOLTA E ESPERANÇA PARA QUE TUDO MUDE PARA MELHOR.A LUTA NÃO VAI SER FÁCIL NEM RÁPIDA,MAS PENSO QUE É IMPOSSÍVEL,A PARTIR DE AGORA,QUE TUDO VOLTE A SER COMO DANTES.AQUI FICA MEU ABRAÇO FRATERNAL.

    ResponderExcluir
  5. Carlos,quando li a cronica.Tentei varias vezes entrar no teu blog e nao conseguia.é claro que gostaria de escrever bem muito mais.Dair escrevir no Face.
    Jamais vou entender nosso sistema politico,sou obrigada, a e votar?Mesmo que Brasil é democratico.Obrigada é democratico!!!Nao sabia dessa,regra.Como brasileira morrando ha anos fora do pais.Nao posso comprar nada.Mesmo estando totalmente regulamentada com todos os documentos.Prar mim foi um terror!Pra mim foi um terrorismo.Nao podia abrir conta no banco.E eu sempre tive uma conta na caixa.
    Nao foi isso que escrevir de inicial quando li tua cronica.Mas vai la sou mulher.Uma coisa engraçada:meu filho pergunta em quem devo votar? dair,eu falo pra ele.Nos aqui So temos muita despesa quando vamos ao consulado.meu filho é analfabeto para votar.Dou graças as tuas cronicas.E a atençao que tens feito por mim,em melhorar meu portugues na escrita.
    muito obrigada por essa cronica,que devo falar ou escrever;humanitaria para os jovens velhos.
    Obrigada

    Maria Hirschi
    CH

    ResponderExcluir

  6. Que lindo, levando

    ResponderExcluir
  7. Texto bem escrito, com as referências bem concatenadas e expressão patente da paixão do amor. Gosto do afeto, porque revela a pessoa e as suas posições e valores, que no nosso caso vibram em lugares diferentes - sinto como se minha música tocasse em outro tom ou meu galo cantasse em outro lugar, diferentemente do galo do João Cabral de Melo Neto que tece a rede da manhã. Acho que a nossa mútua admiração há de se construir em espaços diferentes - contextos intersticiais (Naomi Bhabha). Boa noite e continue escrevendo e vou lendo e absorvendo a partir dos meus modos de "sentirpensar."

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente!!!!!
    Me lembrou dos tempos de adolescência a Oração aos Moços que todos nós estudamos nos áureos tempos.
    Abs

    ResponderExcluir
  9. OBRIGADO PELA FORÇA MEU GRANDE AMIGO CARLOS COSTA , NÃO SÓ AOS JOVENS MAS A TODO O POVO BRASILEIRO....CONTINUE SEGURANDO A NOSSA BANDEIRA. ESTAMOS JUNTOS NESSA EMPREITADA!!!!!...PELO FUTURO DOS FILHOS E DOS NETOS PARA QUE TEM...AVANTE BRASIL!!!!
    CRÔNICA FANTÁSTICA PARA O MOMENTO EM QUE ESTAMOS PASSANDO...VALEU!!!!
    :

    ResponderExcluir

  10. Quando estudante universitário, gostava muito das materias de FILOSOFIA, onde ensinava sermos livres para pensar, expressar sentimentos, conhecer valores, nunca aceitar as coisas prontas e acabadas sem pelo menos fazer algum questionamento, assim podiamos contribuir para melhoria das ações públicas e provadas. No exercício da Presidencia por longos anos das entidades sindicais ligadas ao seguimento de transporte coletivo urbano, procurei de alguma forma praticar o aspecto filosofio no campo do relacionamento com os entes liagados aquela atividade, tanto as comunidades usuárias (Lideres Comunitários, Jornais, TVS, LIderanças dos Trabalhadores, Politicos em geral, Judiciários, enfin até a Irmã a Helena, muito famosa naquela época), enfrentei algumas greves, graças ao nosso Bom DEUS sempre me sai bem daqueles desafios, tinha um enorme prazer de receber a todos que me procurava, desde ao sair da minha residencia, ao longo do caminho, porta da minha garage, escritorio da mesma, trajeto da garage até chegada no SINETRAM, porta, corredor, salas de atendimentos daquele Sindicato, alias existia duas especificas para atendimentos, não aceitava que alguem ficasse me esperando para ser atendido, achava como ainda penso ser uma falta de respeito a dignidade humana pessoas que tem poder de alguma coisa se julgar importante e deixar os outros menos favorecidos pela sorte esperar por sua boa vontade, quando o recebe, vc que sempre esteve comigo na equação desses desafios, sabes que quando o assunto era jornalistico ficava ao seu encargos atendê-los, para mim sempre atendida qualquer possoa independentimente de sexo,cor, religião, partidos, se falam mau ou bem de mim, alias isto para mim era na verdade a gestão REPUBLICANA, visitava as comunidades usuárias do sistema, câmara municipal, prefeitua, jornais, tv onde precisasse lá estavamos.
    Na qualidade de estudante, já empresário do sistema e Presidente do SINETRAM, convivi entre os meus colegas de universidade debatendo questões pertinentes aos interesses deles, melhoria no transporte, meia passagem tudo fora, resolvidas com dialogo e antecipando aos fatos.
    Sua carta endereçada aos JOVENS é precisa e necessária, temas atuais precisam serem debatidos antecipadamente, nossos atuais Gestores Públicos (Governador OMAR AZIZ, Prefeito ARTHUR NETO) conhecem muito bem todo esses movimentos, alias, no passado participaram deles, talvez por outras causas, agora os questionamentos são mais amplos, porque a pratica dos desmandos governamental estão noutra linha (corrupção, ineficiencia gerencial, tentativa de calar a imprensa, manipulação da continuidade no poder, afronto ao judiciário quando penaliza seus membros etc), o movimento nasceu da vontade popular sem tutelamento de partidos politicos, o povo tomar a iniciativa de sai as ruas para reinvidicar seus anseios, fora a grande massa que ficaram nas suas residencias, mas, também apoiam essa manifestação. Acredito que o BRASIL precisa mudar e rapidamente, defendo que a Gestão Pública seja partilhar com os menos favorecidos, não somente com a concessão de BOLSA disto e daquilo, precisa dá-lhe DIGNIDADE E CIDADANIA, criar mecanismo para que os mesmos faça parte do processo, ajude a construir um mundo melhor, não apenas servirem como MASSA DE MANOBRA a serem utilizados na época eleitoral, para tanto deveria ter EDUCAÇÃO para saber fazer suas escolhas, mesmo que alguém lhe desse dinheiro, sapatos, sacolas, falsas promessas etc.
    Carlos vc estar de parabens por essa atitude, o Brasil precisa de pessoas lúcidas do seu estipio, lembro o saudoso Consogro FABIO LUCENA, alias já não se faz mais politicos como antigamento FRANCISCO GUEDES DE QUEIROZ e outros raros.
    Continue escrevendo, isto é muito importante.

    ResponderExcluir