quarta-feira, 8 de maio de 2013

A SAÚDE ESTÁ DOENTE E PRECISA DE SEGURANÇA!



Como se já fossem poucos os problemas sociais na área da saúde, com excesso de médicos no mercado e os governos lhes pagando péssimos salários, o que seria um direito básico e constitucional do povo, a saúde está tornando um ser apático e doente, com medo de tiros, balas perdidas, violência, roubos de remédios etc. Os médicos das periferias e os peritos da previdência social são os mais expostos aos problemas e as políticas públicas de segurança pública estão se mostrando ineficientes diante de tanta ousadia dos bandidos.

A saúde, que deveria salvar vidas, corre o risco de morrer junto com o paciente devido à rotina de assaltos, agressões e tiroteios a toda hora, colocando o profissional de branco acuado, temendo pela sua vida e sem receber a devida proteção do Estado. Isso sem falar nas filas quilométricas que os pacientes têm que enfrentar a partir do dia anterior para conseguir tirar uma ficha e nem sempre conseguem.

A saúde, diante dessa triste realidade, também está doente e precisa urgentemente de remédio chamado segurança para poder ficar curada. São agressões contra médicos dentro de hospitais, ameaças, além de tiroteios e violência por toda parte em detrimento da saúde da população.

O número de médicos agredidos é assustador e na última pesquisa feita ouvindo os médicos, 40% deles já foram agredidos de alguma forma, ou violência física, psicológica ou ameaças, principalmente pelos médicos peritos da Previdência Social, que atendem pacientes de todo o tipo e nem sempre conhecem o diagnóstico da doença do paciente e lhe negam benefícios sociais que buscavam. É um terror!

Os casos de violência contra os médicos vão dos postos de saúde aos grandes hospitais, mas as violências nem sempre são contra os médicos. São cometidas, principalmente, contra a população que paga impostos e se apresentam na forma de roubo de medicamentos destinado aos portadores de vírus HIV de dentro das farmácias, com os bandidos sendo filmados, mas todos usando luvas e crachás o que facilitou a entrada dos assaltantes dentro da farmácia e roubando os remédios de dentro de uma geladeira, ameaçando funcionários do hospital.

O prejuízo social para a população já alcança mais de 1,5 milhões de reais, mas a polícia diz ter certeza de que os crimes são por encomenda porque há quem compre os medicamentos roubados. Mas quanto ao péssimo salário pago hoje aos médicos pelas cooperativas, planos de saúde e pelas próprias Secretarias de Saúde, nada se fala? Afinal, elas são também um Aparelho Social importante do Estado, na área social. Ou não mais?

Lamentável, porque a falta de profissionais é também uma agressão e uma violência contra a população que se vê privada de um direito constitucional.

3 comentários:

  1. Poeta esse interessante texto é um grito de protesto que todos os brasileiros deveriam as ter, tanto no norte, sul, sudeste, nordeste e centro oeste, ou seja, juntos indo as ruas fazendo protestos por uma sociedade justa e igualitária. Que saudade sinto dos jovens da década passada, que pintavam seus rostos e lutavam por um país melhor, até hoje trago esse grito na memoria: fora Color. E vergonhoso a saúde brasileira, a educação pior ainda, foram 27 anos em sala de aula e continua os mesmos problemas, falar do nosso país é fácil priorizam o futebol, onde estão gastando milhões nos estados de futebol e a saúde não é prioridade.As mazelas sociais, as leis ultrapassadas, onde o jovem mata e não vai pra cadeia, Seus texto me fez pensar muito, pensar em um pais melhor onde todos tenham uma vida digna.

    ResponderExcluir
  2. Mas que situação...Aqui em Portugal as coisas não são assim tão graves nem de longe,nem de perto mas com tantos cortes e contenções que tem havido,não sei não...Receba meu abraço de além-Mar.

    ResponderExcluir
  3. Nunca podemos compar nossa situaçao com paises Europeu que so nos ajudou, ha ir ao fundo do poço.Nossa educaçao deveria melhorar e acho que o governo nao quer saber disso pra eles é igual.Deveriamos ter escolas e escolas mantidas com uma reta na educaçao dos nossas crianças e respeitada.Tenho confiança nos jovens que querem tambem um pais melhor e melhorar nas areas de Saude e de outros ramos.Eu tambem penso em um pais digno.Esse pais lindo e maravilhoso que é o Brasil.EScola,igual e obrigatorria para todos.Ate hoje nao entendo pq filho de rico tem que ir para escola particular.Nessas escolas criamos mostros,politicos que nao olham pro pais e sim para o seu bolso.Olha os prefeitos do Amazonas,so leio aqui essas noticias.Detesto todos os prefeitos de Manaus ate hoje tenho esperança,mas eles se repetem sempre e nao fazem nada pela cidade,imagina pela Saude,seria imaginario.Conheço alguns hospitais do interior do Amazonas e Eu mesmo me pergunto se um medico Amazonense teria a corage de ser um medico no interior.Se voce Carlos me perguntar o que vi la,nesses hospitais.Vou te falar nao vi nada,nao tem nada.Nao existe hospital.So existe Carlos um nome daquele que fundou esse tal de hospital.Por isso acho que Eu tbm deveria ter direito como cidada de votar na minha cidade ja que sou obrigada ate um passaporte brasileiro,que ja varias vezes regeitei desde que sair dessa obrigaçao

    ResponderExcluir