sábado, 4 de maio de 2013

A INTROJETAÇÃO DA MENTIRA NA CONSCIÊNCIA DO POVO!


Introjetar algo ou algum pensamento na consciência de um povo, é igual a “uma mentira repetida várias vezes que passa a ser uma verdade absoluta”,  para o mentiroso, que acredita em sua própria mentira! Mas o Brasil está vivendo uma mentira introjetada e todos a aceitam e acreditam e não fazem nada para mudar!

Corrupção, filas no SUS, corporativismo nos Conselhos, principalmente no de Medicina, distribuição de fichas em postos e falta de médicos com tantos profissionais especialistas sobrando no mercado, escândalos envolvendo políticos, conchavos, compra e venda de ideias, de projetos ou cópias idênticas aos de outros poderes legislativos estadual e/ou municipal, concursos realizados sem que os aprovados sejam nomeados, compadrios cruzados entre os poderes,  denúncias que nunca são investigadas e, quando as são, geralmente não conseguem apontar culpados e, ainda, quando conseguem, esses geralmente não são punidos como deveriam. Nada disso é normal, mas há pessoas que pensam ser! Mas podemos mudar sem disparar um único tiro, pelo poder do voto!

Já se tornou comum e corriqueiro, uma introjetação no imaginário urbano, o adolescente fumar crack, sem receber o tratamento como merece em muitos Estados do Brasil e em municípios de pequeno porte. Também já se tornou comum e corriqueiro a violência, a matança em troca de centavos, de um moto, de um relógio da marca rolex de ouro ou um carro etc. Mesmo quando a pessoa não reage é assassinada, geralmente por menores violentos e drogados, que precisam de tratamento e não de prisão. Mas aonde tratá-los?

Já se tornaram comuns as progressões de penas permitidas pelo Código de Execuções Penais e eu me questiono:  por que se perder dias e dias com jurados confinados ouvindo advogados de defesa e promotores se digladiando, se acusando de parte à parte, como se fosse um rinque para a pessoa receber 20 ou 30 anos de pena se sabemos que a única pessoa que não voltará mais será o falecido porque depois de cumprir um terço,  um quinto da pena ou um sexto da pena, tendo bom comportamento, a pessoa sairá da prisão pela porta da frente? Isso também pode mudar pelo voto consciente!

Sou genro de um advogado já falecido em Manaus, mas ele não defendia qualquer tipo de causa: estupros, traficantes e bandidos que haviam cometido crimes bárbaros, ele não atendia como defensor, embora dissesse sempre que todos têm direito de defesa e ninguém poderia ser condenado por antecipação pelo tipo de crime que cometera. Mas nunca vi meu falecido sogro Francisco Guedes de Queiroz, também deputado estadual por 26 anos pela oposição, defender alguém que ele não fosse ouvir antes e se convencesse de que o acusado era inocente. Ele defendia no Tribunal do Júri e de quase todos conseguia provar a inocência!

Com todo respeito que de mim merecem os advogados, inclusive por ser marido de uma advogada, a Dra. Yara Queiroz, que também tem sua própria ética herdada de seu pai, hoje, muitos advogados de “porta de xadrez”, como se dizia na década de 70 em Manaus, em qualquer caso, dizem logo que seus clientes são inocentes e que provarão no decorrer do processo que eles eram inocentes, mesmo quando estão enfiados até o pescoço em atos de corrupção, desvios de recursos da merenda escolar, compras superfaturadas, licitações dirigidas ou viciadas. Mas eu os entendo; mas parece que isso também já se tornou normal no imaginário das pessoas e virou uma coisa banal e corriqueira, aceita pela grande parte da sociedade; embora não seja, pelo menos para mim!

Um comentário:

  1. Nossa! nao fico assustada quando abro o jornal e so leio e vejo fotos de defuntos,traficantes,corrupiçao bamdidagens de todo jeito.Quando vamos mudar?Nossa sociedade em termos de sobrevivencia,como educaçao saude etc.Nossos impostos sao altissimo,comparando o salario minimo.Quando vamos acabar com essa arrogancia no nosso estado,essa arrogancia destruidora e que nao leva a nada.Poque nao podemos construir juntos um Amazonas Legal para o povo........
    Maria Hirschi
    Oberriet-Ch

    ResponderExcluir