quarta-feira, 10 de abril de 2013

MINHA "CARTA DE EUFORRIA!"




Minha carta de euforria chegou!

Eneyde Oliveira, gerente do Serviço Social e Paula Garcia, vice-presidente do Sindicato e membro do núcleo de saúde do trabalhador do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito -Manaustrans, devolveram a minha “cidadania”, em forma de uma autorização plastificada de estacionamento em vaga especial, que tanto buscava e me fora negado pela empresa. Mas além de esse espaço só estar demarcado em condomínios e shopping, o cartão que deverei colocar na parte interna, de forma visível no vidro dianteiro do carro de minha esposa Yara, sempre que eu estiver presente, não me dará o direito de estacionar em vagas especiais para idoso ou portador de necessidades especiais em locais públicos porque eles não existem. A Yara já fora multada em alguns lugares em estacionamentos privados de shoppings, mais de uma vez, pela falta do documento, principalmente quando me dirigia ao Manauara Shopping para almoçar ou assistir a algum filme.

Minha “carta de liberdade plena” me foi entregue em mãos pela colega assistente social Eneyde Oliveira, mas fiz meu primeiro passeio livre, leve e solto à Feira da Banana e  descobri com tristeza e profunda frustração que na área não existe espaços demarcados e pintados no chão! Mas sobram espaços para moto taxistas, taxis frete, taxis para passageiros e muitos outros espaços; menos para cumprir o que determinam as Resoluções 303/304 do Contran. É como se idosos, portadores de necessidades especiais e idosos não existissem em Manaus ou como se fossem invisíveis. Mas muitos alcançarão a idade de 65 anos! Uma pena.

Em Manaus, como usar o cartão se em locais públicos não existem esses paços demarcados para estacionamento de portadores de necessidades especiais, idosos e usuários de cadeiras de rodas? Por que toda obra pública ou construída com o dinheiro público, não deixariam logo demarcados na pista, os espaços que determinam as Resoluções 303/304 do Contran? Por que essa cobrança só é feita em condomínios, shoppings e estacionamentos particulares para receberem o habite-se? Por quê, por quê?

Não sei. Sei apenas que para o dia 29 de novembro de 2013 o ex-presidente da Manaustrans, coronel PM Walter Cruz, prometeu pelo celular que ele usava que a “Ilha do Monte Cristo” receberia  asfalto e que seria novamente implantado o Estacionamento Rotativo que não deu certo por falta de fiscalização do “Estar” vendidos livremente aos “guardadores de carros”  e, que, dentro daquele espaço asfaltado passariam a existir os estacionamentos exclusivos.

Mas, pagos e não grátis em todos os lugares públicos como deveria ser em cumprimento e respeito às Resoluções do Contran! É demais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário