segunda-feira, 15 de abril de 2013

FRASES DO LIVRO O HOMEM DA ROSA, DE CARLOS COSTA


Amigos(as), envio-lhe frases de meu livro O HOMEM DA ROSA, indicado ao prêmio Jabuti de 1988, republicado nos blogs de Pernambucohttp://gandavos.blogspot.com.br/search/label/Livro%3A%20O%20Homem%20da%20Rosa%20-%20Carlos%20Costa (link)
carloscostajornalismo.blogspot.com
e uma homenagem ao livro publicada no  link http://www.pontodopowerpoint.com/2012/01/o-homem-da-rosa.html, de Yolanda, com montagem das frases selecionadas por Fernanda Paixão, em PPS realizada por Amélia Soares, as quais agradeço a todas.

Se tiverem interesse em conhecer o livro todo, entre nos endereços indicados e um abraço,

“O HOMEM DA ROSA”- FRASES DO LIVRO DE CARLOS COSTA

"Tennyson: “time is flowing in the middie oft dhe nigth” (O tempo corre no meio da noite). Carlos Costa"

"Eu moro só, senhora. Moramos eu e esta rosa. Se ela morrer, a vida também vai morrer. Ou a senhora não percebeu que esta rosa é como a vida. Ela precisa de água como eu preciso de sangue. O sangue da rosa é a água, como o ar também é o sangue dos homens. Eu preciso respirar para viver. O meu coração precisa respirar e ele só sabe respirar o perfume da rosa. Se ela morrer, não é só ela quem morre. Vão morrer, também, as pessoas sensíveis, as pessoas que conseguem escutar o silêncio e conversar com o vento, sentir o barulho da folha que cai, ver na noite mais do que a beleza da lua e das estrelas e, no dia, mais o que a perfeição de suas formas. Ah, senhora, eu preciso que a minha rosa continue vivendo porque se ela viver, o silêncio e a paz existirão.Carlos Costa"

O ser humano detém, por herança ou conquista uma gama de atributos e qualidades, cuja maior ou menor presença, desenha-lhe o perfil: a coragem, o vigor, o talento, a riqueza, o prestígio, tudo aquilo, enfim, cuja presença ou ausência faz de um homem alguém amado, estimado ou admirado são fatores que o ser humano procura obter ou desenvolver para destacar-se diante de seus semelhantes”. Carlos Costa"

"“O ser humano detém, por herança ou conquista uma gama de atributos e qualidades, cuja maior ou menor presença, desenha-lhe o perfil: a coragem, o vigor, o talento, a riqueza, o prestígio, tudo aquilo, enfim, cuja presença ou ausência faz de um homem alguém amado, estimado ou admirado são fatores que o ser humano procura obter ou desenvolver para destacar-se diante de seus semelhantes”. Carlos Costa"

"Havia naquela rosa algo mais do que a simples beleza, mas ninguém a entendia melhor do que o homem que a carregava. Talvez houvesse diferença entre a vida e a morte, entre o ontem e o hoje e, talvez, o amanhã; entre a luz e a sombra, enfim, entre a ordem e a desordem. Carlos Costa"

"- Olhe, isso aqui não é simplesmente uma rosa. É a vida. Observe as pétalas da rosa, não são belas? Pois cada pétala dessa que você está vendo é um ano de vida que nós podemos ter. E esses espinhos, você sabe para que servem? É para defende-nos dos problemas da vida. A rosa é bela e frágil, como a vida , e precisa se defender. Se a você tira o espinho da rosa, ela fica indefesa e more. É como se nós ficássemos doentes e morrêssemos. Olhe bem aqui no centro da rosa. Está vendo essa última pétala, a bem do centro? Essa é o nosso primeiro ano de vida. Temos que ser protegidos porque somos frágeis. Olhe essa outra pétala aqui no meio. Ela é maior e está meio solta das outras. Essa é quando estamos na adolescência e entendemos a vida como só nossa. É por isso que o adolescente é rebelde. Ele quer se soltar do centro da rosa...
Carlos Costa"

"- Talvez eu a tenha arrancado de uma pedra. As belas flores estão nas paredes, só que os olhos não os vêem porque os olhos não sabem ver aquilo que lhes parece impossível. E, para os olhos, uma flor na pedra não existe. Mas eu lhes afirmo que existe porque eu a encontrei. A pedra de onde eu tirei a minha flor é mais forte que todas as pedras que existem porque é uma pedra que nasce no coração das pessoas que não têm Alma.
Carlos Costa"

"- Esta flor é alma, a vida. É bela e é frágil. E só é bela porque é frágil. Tudo o que é belo é frágil e precisa de cuidados especiais. É como a Alma. As pessoas não entendem de Alma e por isso não a acham bela. Tudo o que as pessoas não entendem não lhes dão beleza. Carlos Costa"

"Os dias são como o sol: nasce, caminha e morre. E as pessoas só sentem falta do sol quando a chuva bem e elas reclamam que o sol não existe. Carlos Costa."

"A flor não é apenas uma rosa estática, soltando para dentro dos leitores. Investiga, sentencia nas nervuras das folhas, na maciez das pétalas, que representa anseios naturais, doutrinando o amor.
Carlos Costa"

"A flor não é apenas uma rosa estática, soltando para dentro dos leitores. Investiga, sentencia nas nervuras das folhas, na maciez das pétalas, que representa anseios naturais, doutrinando o amor.
Carlos Costa"

"A flor não é apenas uma rosa estática, soltando para dentro dos leitores. Investiga, sentencia nas nervuras das folhas, na maciez das pétalas, que representa anseios naturais, doutrinando-o." Carlos Costa.

Minha rosa pode ser tudo e também pode não ser nada. Mas, verdadeiramente, minha rosa é a vida real, é a busca desesperada de respostas, é a busca do tempo perdido, do tempo esquecido, dos valores esquecidos, do amor esquecido, da dor doída, do tudo, do nada.
Carlos Costa

3 comentários:

  1. "- Esta flor é alma, a vida. É bela e é frágil. E só é bela porque é frágil. Tudo o que é belo é frágil e precisa de cuidados especiais. É como a Alma. As pessoas não entendem de Alma e por isso não a acham bela. Tudo o que as pessoas não entendem não lhes dão beleza. Carlos Costa"
    NÃO TENHO MUITO A COMENTAR PORQUE NÃO EXISTEM PALAVRAS QUE DIGAM DA FANTÁSTICA OBRA! É UM PRESENTE A NÓS LEITORES. OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carlos,
    Muito interessante teu blog, teus textos, parabéns!
    já estou aqui te seguindo por este perfil que inclue dois blogs meus.
    Te espero neles também, viu?
    Um bom beijo
    Eu! Leilinha

    ResponderExcluir
  3. OI CARLOS PARABÉNS ADOREI SEU BLOG EU ADOREI MUITO ESTRESSANTEMENTE SUCESSO AMIGO BJS DA AMIGA LECI

    ResponderExcluir