quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O MEU ADEUS A ORLANDO FARIAS!



O que dizer sobre a morte do companheiro jornalista Orlando Farias, de 56 anos, anunciada no “Blog da Floresta”? Muito! Principalmente pelo que ele fez em vida para o jornalismo amazonense.  Penso em lhe dedicar à melhor crônica, pois ele foi um grande amigo e companheiro que eu aprendi a admirar, respeitar e também tentar seguir seus passos, como o fiz lendo e seguindo o estilo das crônicas do “Caderno Vida”, de “A Crítica”, magistralmente escritas pelo companheiro e amigo Plínio Valério, hoje vereador!

Depois da alta de minha terceira cirurgia no cérebro, dias em coma e vivendo como um autômato no leito do Hospital Santa Júlia, sem falar direito ou reconhecer ninguém, o companheiro Orlando Farias me encontrou casualmente, acompanhado de minha esposa Yara Queiroz, em uma loja de papelaria na Rua do Comércio, no Parque 10 de Novembro, em Manaus.

Ele olhou para mim e perguntou:

- Não estás me reconhecendo? Sou o Orlando Farias! Criei um blog e queria que você publicasse crônicas em meu blog! Deu-me o endereço eletrônico, mas não acertei no primeiro momento. Eu ainda estava meio esquecido, mas poderia voltar a escrever porque é como andar de bicicleta: depois que se aprende nunca mais se esquece!

Não o reconheci. Ele estava mais velho como eu também, já possuía uma circunferência abdominal em excesso, mas me pareceu bem, alegre e disposto com o sucesso de seu blog lido pelo mundo afora, sobre o qual me falou rapidamente e me deu seu e-mail para enviar crônicas que ele gostava de lê-las, e eu nem sabia disso!

Foi como tudo começou.

Eu, um ilustre cronista conhecido só em Manaus, sendo convidado para escrever crônicas para um dos Blogs regionais mais lidos no mundo todo! Depois de publicada minha primeira crônica, o mundo se abriu para meus trabalhos literários e recebi convites para republicar crônicas em vários outros blogs, em livros e no Jornal do Comércio, do qual também houvera sido editor geral quando o jornalista Orlando Farias já não era mais repórter daquele matutino, enfim. Ganhei o mundo!

Hoje, graças ao convite de Orlando Farias ganhei de presente meu próprio blog (carloscostajornalismo.blogspot.com) do companheiro, também jornalista Marcelo Lucena,  hoje lido em 28 países. Mas tudo começou com as publicações no Blog da Floresta, que também me resgatou no gosto de escrever e provou que eu ainda era capaz de produzir e relativamente bem!

Foi, também, de Orlando Farias, a primeira publicação em um pequeno espaço de um jornal de SP, do também fora correspondente, comentando sobre um de meus livros de crônicas, acho que sobre a obra CRÔNICAS COMPROMETIDAS COM A TUA VIDA (in carloscostajornalismo.blogspot.com), lançado com grande sucesso de público e crítica em 1978.

Companheiro Orlando Farias, você se lembra de quando fui submetido a décima e, em seguida, a décima primeira cirurgia no cérebro. Do hospital,  telefonei ao amigo pedindo orações porque estava com medo de morrer:  “vou pedir a um amigo meu índio que reze e peça aos Deuses da Floresta por você”. Em seguida, enviei para você, temendo minha morte, enviei para você meu o livro (DE JORNALEIRO A JORNALISTA – UMA HISTÓRIA DE VIDA in carloscostajornalismo.blogspot.com), e lhe pedi que se caso eu morresse,  só você, Orlando Farias, seria o guardião de minhas memórias e o deleguei por pura amizade ser “meu porta-voz oficial”, caso eu morresse durante as cirurgias! Mas você, Orlando, partiu primeiro que eu e agora fica no peito uma imensa dor de saudade! Farei o mesmo pedido por você, agora, amigo: “que os Deuses da Floresta lhe conduzam por um caminho de luz e amor e seja recebido pelos braços de nosso Deus único e verdadeiro”!

Eu o admirava demais e agora só me resta o silêncio da partida e a certeza de que nos encontraremos algum dia! “Que os Deuses da Floresta lhe conduzam a uma paz definitiva”, amigo e companheiro que tanto admirei e que tanto contribuiu para o jornalismo em nosso Estado!

3 comentários:

  1. Esse foi meu adeus a ele hoje: que o Grande Espirito o nosso Deus Tupã o receba em seus braços!

    ResponderExcluir
  2. Esse foi meu adeus a ele hoje: que o Grande Espirito o nosso Deus Tupã o receba em seus braços!

    ResponderExcluir
  3. Acho que foi a você que o Orlando pediu que orasse por mim dizendo que "os Deuses da Floresta" me acompanhariam nas duas cirurgias.

    ResponderExcluir