segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

ANIVERSÁRIO DE MEU FILHO!!!!!



Estamos ficando velhos eu e minha esposa Yara.

Guardamos do Carlos Costa Filho todas as fotos, filmagens de seu nascimento e de época de criança, brincando e rindo dentro de seu berço, além das fotos fantasiado de carnavalesco, produzidas pela sua babá, a chamada “mãe 2”,  Miraceli Ferreira, ótima profissional, que tomou conta de nosso filho desde o seu nascimento. Aliás, 15 dias de seu nascimento, a Mira já tinha sido contratada. Era só perguntar para a “Mira”, qualquer informação sobre o Carlos Filho que ela responderia no ato, sem pensar! Mas onze anos depois, tivemos que dispensá-la, mas continuamos a tratando como a “mãe 2” de nosso filho.

Hoje, ele está completando 15 anos e imagino meus amigos virtuais que já têm filhos com mais idade – Paulo Rego e o Paulo Rego Filho, ambos do Recanto das Letras; Edna Lopes e seus filhos; Dra. Adelayde Reis e suas filhas, em Maceió e tantos outros - . Deve ter sido terrível  aguentar as peraltices dos filhos na idade do meu e, agora, na velhice, tendo experiência a sapiência dos mais velhos para continuar a ensiná-los.! Será que todos tiveram as preocupações futuras que ainda terei que enfrentar? Acho que sim!!!! Ou talvez não. Tenho uma saúde frágil e delicada com as drogas, gravidez na juventude, amizades, paixões arrebatadoras de adolescentes. Apesar de tentar prolongá-lo ao máximo possível, acho que não viverei muitos anos, embora não pareçam muitos!

Meu filho é peralta, inteligente, fala bem o inglês, foi ótimo na Escola e vai ganhar de presente uma passagem em excursão para a Disney. Mas ainda o vejo como uma criança. Apenas cresceu, ganhou poucos pelos no rosto e em outras partes de seu corpo e eu não vi como isso aconteceu. Hoje, pediu-me para dormir até as 17 horas. Acho que ele nem levantará para o almoço. Como é um bom filho, deixarei!

Imagino-me um pouco além, comemorando os 18 anos dele – se ainda estiver vivo até lá! Serão novas preocupações, diferentes das que tinha quando ele nasceu, todo risonho, porque tive que comprar berço para enfeitá-lo com brinquedos, mamadeira, dúzias de fraldas descartáveis, remédios e contratar uma babá para cuida dele, enquanto minha mulher trabalhava. É lindo nosso filho!

Depois de seus 18 anos, as preocupações serão outras: os novos amigos de faculdade, possíveis bebedeiras, amizades novas, e o provável uso de drogas entre pessoas de seu conhecimento...ele saindo de carro com os amigos, as namoradas...Só espero que ele não se case tão rápido como eu casei...

Antes mesmo de seus 18 anos, terei que orientar meu filho para o não consumo de drogas ilícitas, álcool, dirigir bêbado...mas não sei se conseguirei, aliás, nem sei se estarei vivo nos próximos três anos dele. Se não estiver, a Yara cuidará disso para mim.

Estamos ficando velhos eu e a Yara. Ontem, durante a comemoração antecipada de seu aniversário, minha esposa foi buscar amigos dele, parentes dele...Meu filho brincou até o início da noite: de basquete, futebol de salão, piscina...Quando voltou para casa, estava meio fanhoso, mas feliz. “Pai, mãe, esse foi um dos meus melhores aniversários!”, confessou-me ele, radiante.

Estamos ficando velhos eu e a Yara. Vendo nosso filho brincar com os seus convidados que ele mesmo escolheu, percebemos que envelhecemos 15 anos também. O pior é que nem eu e nem minha esposa, percebemos o peso de nossas idades. Estávamos muito felizes com a felicidade de nosso filho para perceber esse pequeno detalhe de que envelhecemos 15 anos também...!!!!!

Mas não reclamamos a idade avançada, pois ela é uma dádiva de Deus!

Um comentário:

  1. Nem te falo nao estava aqui e meu filho completou 30 anos em Dezembro.
    Nao pense assim vc ainda vai viver e muito.
    Nos pais temos muito medo,mas na nossa epoca tambem existia coisas perigosas ou nao Carlos?
    Uma vez te mandei umas fotos que vc nao entendeu nada.Um dia desses te falo dessas fotos.
    Nao tenha medo teu filho ja entendeu tudo ou nao?
    Aqui em casa é assim quando falo alguma coisa eles falam sei mae.
    da amiga
    Maria Hirschi
    Oberriet-st Gallen
    Swiss

    ResponderExcluir