A baixa qualidade na educação para
todos os níveis, empobrece o Brasil e envergonha o mundo, muito embora alguns
avanços pontuais por força de cotas educacionais tenham sido significativos. Na maioria do que se vê é a continuação do "pacto de mediocridade" entre
alunos que fingem que estudam e “professores” que dão pontos aos alunos que
“fingem que passam de ano”. Na verdade, o que
se percebe são escolas sucateadas, falta de professores, material didático
sendo jogado no lixo, mestres desqualificados, além de outros problemas
menores! Ou seja, o pacto de mediocridade continua sendo praticado, resultando
em universitários analfabetizados, pessoas que concluem o curso superior, mas
não conseguem ler e nem escrever direito. Isso, infelizmente, continua sendo a
máxima presente, com a mediocridade superando à capacidade coletiva.
Os 895 estudantes brasileiros aceitos na
Universidade de Harvad, nos Estados Unidos, uma das mais importantes do mundo,
neste período chamado de “early action, não significa necessariamente que a Educação,
como um todo, melhorou no Brasil e, nem mesmo a admissão dos estudantes Gabriel Guimarães,
morador de Vitória (ES) e Ivan Tadeu
Ferreira Antunes Filho, 17 anos, ganhador de 45 medalhas em olimpíadas de
conhecimento pelo Colégio Objetivo Integrado, de SP, para fazer graduação a partir de agosto, não significa nada em termos
de inclusão de todos em um processo educacional de qualidade, confiável e
garantido, pois nada disso representa e nem significa garantir que a nossa
educação está melhorando. Longe disso!
Com excesso de impostos e péssima distribuição
destes nas áreas de educação, saúde, segurança e outros setores, é uma
barbaridade o que está acontecendo nessas áreas sociais importantes para o
desenvolvimento de um Brasil igualitário, sem contar com os péssimos salários
ainda pagos aos professores, em todos os níveis. As escolas melhoraram sim, mas
muitas continuam sucateadas, sem carteiras ou quebradas pelos próprios vândalos
que se travestem de alunos, causando um sério desperdício de materiais escolar.
Em alguns Estados e Municípios, o ano letivo de
2012 ainda não foi concluído devido a greve de professores, escolas em reforma
e outras iniciadas e não concluídas.
Também pouco significam os 16% de acréscimos de
alunos admitidos em Havard. Isso só quer dizer que representa um esforço
pessoal dos alunos e não um processo de educação coletiva desenvolvida para
todos, do mais pobre ao mais rico. A Educação quando é boa, de qualidade,
compromissada com o desenvolvimento de uma nação deve ser distribuída igualitariamente
a todos, e não só a alguns que podem pagar para adquirir conhecimento.
Já estivemos mais longe de uma educação ampla,
inclusiva e de qualidade; agora estamos mais perto! Felizmente! Mas ainda falta
melhorar mais ainda em outros aspectos!
Professor Carlos,nessa cronica o Sr lembrou-me do futuro.
ResponderExcluirMaria Hirschi
Oberriet
CH