domingo, 28 de outubro de 2012

O BRASIL JOGA NO LIXO PARTE DE SUA PRODUÇÃO NO CAMPO!




Dados estatísticos não oficiais realizados por ONGs, garantem que em torno de 30% de toda a produção nacional no campo se perde em transportes inadequados. As razões são várias, e vão desde à falta de embalagens adequadas até à péssima situação da malha viária brasileira. Esse desperdício de alimentos, porém, é o que alimenta parte da população ainda socialmente miserável do país,  uma grande população socialmente carente do país que sobrevive do desperdício, catando frutas, verduras e legumes e descartados e jogados fora nas Centrais de Abastecimentos.  

É lamentável que ainda seja assim no Brasil de tanta produção e exportação de produtos no campo, mas com um meio para transporte e estradas péssimas, estragando os produtos por acondicionamentos em embalagens inadequados, gerando desperdício de milhões de reais todos os anos nas zonas rural e urbana, sempre cada vez mais numerosas e pagando caro pelos alimentos que consome.  Os produtos em grãos, ou derramam das carrocerias de caminhões na margem das rodovias, sempre péssimas e esburacadas, como também pela não cobertura e amarração correta das lonas que deveriam protegê-los.

Além desse precário e sofrível meio de transporte rodoviário, não por culpa dos empresários, mas por culpa do Ministério dos Transportes, que não investe em recuperação da malha viária nacional, temos ainda a certeza de que existem poucas pesquisas para o desenvolvimento de equipamentos próprios e adequados para o transporte adequado da produção do campo.

Nas centrais de abastecimento do Brasil, populações carentes vivem da coleta do que é desperdiçado no lixo pelos feirantes, em uma triste realidade que não deveria mais existir em um país de tantas bolsas e, que, se sente orgulhoso pela sua política social e pelo volume de exportação de frutas, verduras, carnes, mas que também alimenta parte de sua população com restos que são descartados no lixo.

Algumas medidas isoladas de reaproveitamento do que era jogado no lixo, por serem considerados impróprios para o consumo humano, deram certo como a “Cozinha Brasil”, que transforma em sopa produtos coletados, analisados e processados por nutricionistas, dando para alimentar muitas famílias.

Milhares de toneladas de alimentos prontos, também sobram nos restaurantes em todo o Brasil, mas são descartados e jogados no lixo quando poderiam alimentar condenados, hospitais, idosos, creches, Escolas de Tempo Integral e outras instituições sociais, tudo porque não existe um programa consistente de recolhimento dessas sobras e a distribuição direta a esses locais.

Se houvesse confiabilidade, planejamento e seriedade nesse processo de coleta e distribuição dos desperdiçados e descartados no lixo seria uma forma sábia de os Governos não desperdiçarem tanto dinheiro na compra de alimentos. Bastaria que recolhesse os desperdícios em feiras, mercados, supermercados e restaurantes e destinasse-os às áreas necessitadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário