quarta-feira, 11 de julho de 2012

A POMBA DO ESPÍRITO SANTO E O VELÓRIO DE DOM EUGÊNIO!

O que estaria querendo dizer ou fazer a pomba branca, o símbolo do espírito santo, na Igreja Católica, pousada tristemente em cima do caixão de Dom Eugênio Sales, durante seu velório, no RJ? Estaria ela, apenas copiosamente chorando a morte do cardeal, também?

Ou estaria querendo se despedir de Dom Eugênio Sales e, por isso, voou e pousou em cima de seu caixão, logo depois de ser liberada pelas mãos de um anônimo da Cruz Vermelha Brasileira, permanecendo lá por mais de uma hora e depois voando e permanecendo no alto da Basílica do RJ? Estaria a pomba também velando o corpo de Dom Eugênio? Será que estava querendo dizer que o senador Demóstenes Torres seria cassado por seus pares ou pedir mais uns momentos de vida para Dom Eugênio continuar sua luta em defesa dos perseguidos políticos? O que estaria esse pássaro tão emblemático e representativo à Igreja Católica, dizer ao Bispo falecido?

Estaria ela querendo anunciar que Deus aguardava o cardeal no céu, de braços abertos, como se pronunciou o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta:  “Dom Eugênio dormiu em sua cama e acordou no céu!” Seria isso que a pomba branca estaria querendo dizer?

Ou realizava a pomba, seu último pedido a Dom Eugênio, para que prefeitos e vereadores em todo o Brasil, fossem mais éticos, preocupados com o povo que os elegerá e sem roubarem tanto? Que pedido teria sido feito a pomba ao cardeal falecido?

Qualquer que tenha sido o pedido feito, se é que fez algum qual, teria sido? Teria sido para os políticos serem mais éticos na política, que acabassem com “denuncismo” sem provas, sem novos dossiês ridículos contra qualquer candidato adversário que seja? Com certeza! Não sei.

O que mais a pomba teria pedido? Talvez mais respeito aos menos favorecidos? Mais um pouco de permanência entre nosso meio,  dessa autoridade moral e ética da Igreja Católica? Enfim, jamais saberemos ao certo porque a pomba calada, só observava ao velório como todas as pessoas também o faziam.

Pomba não sabe rezar, falar ou pedir nada!  Mas se pedisse...! Se falasse...! Se verbalizasse...o que teria ela pedido a Dom Eugênio Sales, que foi ordenado sacerdote em 21 de novembro de 1943; o jovem padre Eugênio desejava ser engenheiro agrônomo, mas criou apenas o Serviço de Assistência Rural, em 1949, formando equipes que trabalhavam com o homem do campo tanto na área social do campo como na formação religiosa, objetivando sua melhoria integral, em busca de seus direitos. Além disso, protegeu na casa paroquial muitos perseguidos políticos de países latinos que viviam na época de Ditaduras Políticas!

Afinal, o que realmente queria dizer a pomba da paz e do Espírito Santo, ao fundador de várias comunidades eclesiásticas de base das Escolas Radiofônicas? Jamais saberemos, mas que ela pediu alguma coisa, comunicou alguma coisa, se despediu também de Dom Eugênio Sales, ah, isso ela fez sim! Mas nunca saberemos o quê falou ou pediu, porque pomba do Espírito Santo não atende a repórteres, não dá entrevistas, não gosta de aparecer! Só ficou lá, quietinha, calada, em respeito a Dom Eugênio Sales.