sexta-feira, 18 de maio de 2012

OUTRAS FORMAS DISFARÇADAS DE BULLYNG

“Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder”.

A definição da palavra foi publicada eletronicamente na “Revista Escola”. Mas “blullyng”  não é só isso e sua exata dimensão precisa ter seu termo ampliado para definir as mais invisíveis espécies de intolerância social. Porque mais do que o problema causado por um “valentão”, existem outros tipos também dentro de nossa sociedade moderna, imperceptíveis muitas vezes.

Definições equivocadas, como “está vendo aquela pessoa ali, sentado ao lado de um gordo, ou careca, ou com problemas de nanismos, ou negro, ou loira, ou dentuça, ou raquítico, ou velho, ou manco, ou deficiente, etc”., pois é  a ele a quem você procura”. Essa é uma outra discreta e sutil forma de bullyng  também.  Definições pejorativas para definir um indivíduo  pode lhe causar  “angústias, intimidação, agressão”, sentimento de incapacidade de se defender ou uma forma desigual de relação de força ou poder.

O bullyng não é só o que está explícito; mas o invisível, o oculto, o discreto também deve ser levado em consideração para ampliar ainda mais o conceito. Muitos dos termos que usei aqui, podem ser até tolerados socialmente, mas se forem constantemente utilizados, poderá se transformar um uma forma disfarçada de  “bullyng”.

Bullyng não está somente em escolas, dentro das escolas – onde se fazem presentes mais fortemente, mas em todos os campos da sociedade; porém, na forma invisível causando mal estar, e desconforto também. Só não ver quem não quer e porque a sociedade considera toleráveis essas práticas discretas de agressões.

Dentro da sociedade moderna, outros tipos de bullyng passam despercebidos também, mas não menos agressivos: “está vendo aquela pessoa ali, sentada ao lado daquele gay, é ele a quem você  procura”.

Em nossa sociedade que está gerando cotas para tudo, é também, uma forma disfarçada de gerar bullyng: “o aluno a quem você procura está sentado ao lado daquele negro que passou no vestibular pelo critério de cotas, e não por méritos próprios”.

Hoje, a sociedade pratica formas invisíveis de outros tipos de bullyngs sem perceber, mas que precisam ser incluídas na definição porque a palavra representa agressões de todas as formas visíveis ou não que acontecem dentro de uma sociedade que não sabe, inclusive, quando se está usando ou não o preconceito.