quinta-feira, 29 de março de 2012

NOSSOS "HOOLINGANS" BRASILEIROS!


Estádios de futebol eram lugares de lazer, entretenimento e diversão com convívio pacífico entre as diversas torcidas, mas viraram campo de guerra, estádios de batalhas dentro e fora dos gramados! E logo agora que crianças, mulheres e famílias inteiras estavam voltando a freqüentar os estádios de futebol aos finais de semana, como opção de lazer e entretenimento!

Pelo menos foi isso que vi pela televisão antes e depois do jogo Corinthians e Palmeiras, com saldo de um morto, dois baleados, vários feridos e uma polícia tendo que escoltar torcedores aos estádios!

Pior do que isso, só mesmo na época de Roma, no Coliseu, onde os cristãos eram jogados aos leões e se disputavam lutas entre gladiadores romanos bem alimentados!

O que vi foram cenas mostradas e gravadas por um cinegrafista amador, de pessoas usando barras de ferros, revólveres, rojões e outras armas!

Isso não é futebol! Isso é pior do que guerra civil, onde se “mata” em nome de uma “causa”, nem sempre bem revelada e clara, mas sempre resta uma explicação para qualquer guerra que se trava!

O que vi pela TV foram pessoas saindo armadas de casa, o Estatuto do Torcedor  sendo  integralmente descumprido, as Delegacias nos Estádios sem funcionarem, o cadastramento prévio das torcidas “organizadas” suspenso pela Federação Paulista de Futebol, a polícia sendo deslocada de suas reais finalidades para escoltar ônibus de torcidas organizadas aos estádios, guerras marcadas pelas redes sociais, enfim, um barbarismo total!

Estamos às vésperas da Copa do Mundo!

Esses atos de vandalismos me fizeram lembrar os hoolingans, as torcidas organizadas mais violentas do mundo que existiam na Inglaterra e se matavam em nome de um prazer efêmero, mas necessário, e que foram banidas de todos os estádios do mundo, sendo seus integrantes conhecidos proibidos de entrar para assistir jogos de futebol ingleses em vários países. Hoolingans é simplesmente “vândalo” em tradução literal para o português.

Será que é assim que as torcidas uniformizadas do Palmeiras – a Alvi-Verde, que já foi Mancha Verde e a Gaviões da Fiel – desejam ser conhecidas e reconhecidas a partir de agora, simplesmente como “vândalos” brasileiros também? Depois do resultado da batalha campal travada antes do jogo, não adianta mais saber quem provocou quem. Mas somente apurar o autor do tiro que matou o torcedor do Palmeiras e bani-lo definitivamente dos estádios brasileiros! Mas isso vai ainda demorar muito!!!!!