segunda-feira, 26 de março de 2012

HOMENAGEM A "CHICO ANYSIO"!


Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho está morto e cremado. O humor brasileiro ficou mais triste e perdeu seu mais refinado humorista.

O humor na TV brasileira pode ser entendido como  ACA e DCA, ou seja, Antes de Chico Anysio e Depois de Chico Anysio! Simples assim!

Mas foi só o Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho quem faleceu. O “Chico Anysio”, deixou incrustado no imaginário da população brasileira, todos seus excepcionais personagens, de forma genial,  impagável e o nada caricatos. Todos cabiam dentro da mente criativa e criadora de “Chico Anysio” e nenhum de seus personagens,  morreram  com a morte de seu criador porque serão sempre eternos.

Hoje, choram os corações do professor Raimundo, com seus ensinamentos a uma classe de alunos engraçados; do Profeta com suas lições ao final de todos os programas “Chico Total”, do Pantaleão, com suas gostosas e agradáveis mentiras confirmadas por sua parceira “Terta”, enfim, choram e sangram também os corações de tantos outros brasileiros pela perda de Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, mas se alegram por que o “Chico Anysio” , não está morto.

Ah, também ficou de luto e órfã a Igreja de “Tim Tones”, que sempre passava a sacolinha aos finais de suas pregações, satirizando muitas outras “Igrejas” criadas hoje!
Os humoristas brasileiros também estão de luto, mas o humor não pode parar. Temos que ter bom humor para enfrentar os escândalos de corrupção, de desvios de verbas públicas, de licitações quase sempre fraudulentas ou viciadas.

Ah, que saudades da “Salomé de Passo Fundo” para dar puxões de orelha no General Figueiredo, no “Lula”,na Dilma...Ah, que saudades de um humor refinado, inteligente, bem construído, que não era de um bordão qualquer, mas que era crítico também.

Ah, que saudades você fará para todos os brasileiros, garoto Francisco Anysio de Oliveira Filho, nascido em Maranguape, Ceará, que se formou em direito.

Ah, que saudades do locutor Lobo Filho, apresentando o “Jornal do Lobo”, do ator excêntrico Alberto Roberto, que contracenava com Lúcio Mauro, a quem chamava Da Júlia! De Neyde Taubaté! Ah, que saudades sentiremos de seus personagens!

Saiba de uma coisa, onde você esteja Chico Anysio: seu humor refinado, sério, sem palavrões, sempre deixava mais fácil enfrentar a cobrança dos pesados impostos sobre  os brasileiros, a corrupção, os escândalos porque sabíamos que a personagem “Salomé de Passo Fundo” estaria presente para criticá-los.

Agora, me sinto um órfão também como um filho de sua “Salomé”, Chico Anysio! Saiba disso, porque não a verei mais dando seus conselhos aos governantes. O que será de nós agora, Chico Anysio?