quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

CADÊ O CENTRO DE GERENCIAMENTO DE CRISES?

Deve ter desmoronado e sido soterrado pela sua própria incompetência em prever crises de enchentes, secas, soterramentos, mortes e problemas sociais!

Mais de 10 milhões de reais foram gastos para montagem de um  moderno Centro de Gerenciamento de Crises, mas não serviu para nada. Do ano passado até hoje, muitas crises de enchentes, transbordamentos de rios e córregos e desbarrancamento de encostas se repetiram em todo o Brasil, mas que poderiam ter sido evitadas se o dinheiro do contribuinte não tivesse desmoronado com as encostas e sido levado pela água que escorre pelos ralos da burocracia e dos desvios governamentais.

O Centro de Gerenciamento de Crises deveria ter previsto e recomendado providências aos Estados e Municípios que foram atingidos pelas águas ou pelas secas que o regime de chuvas nunca é uniforme no país inteiro, porque mesmo que não fosse criado esse Centro e gasto tanto dinheiro, o Brasil se caracteriza por ser um país de dimensões continentais, com fusos horários e climas diferentes em todos seus Estados.

O mesmo acontece com o clima. Mas precisava mesmo ser criado um Centro de Gerenciamento de Crises para não gerenciar nada, a um custo de mais de 10 milhões de reais? Entendo que não.  Haveria necessidade de designar um ministério com poderes amplos apenas para prever isso!

Agricultura, pecuária, a produção de alimentos e outros componentes envolvidos no processo produtivo não necessitariam de um Centro de Gerenciamento de Crises, para não conseguir prever que um rio poderia transbordar, um barranco poderia desmoronar, uma casa ou várias casas poderiam ser soterradas...Nada disso seria necessário! Nesse caso, teria sido melhor contratarem uma vidente para fazer essas previsões porque bastaria ver aonde foram construídas casas em encostas de morros, aonde os rios foram represados por estradas, rodovias etc, que acertaria muito mais!

Seria suficiente, apenas, passar para o Ministério das Cidades que, pela lógica, poderia agrupar todas as informações sobre o clima, a pluviometria, acionando as Defesas Civis dos Estados e Municípios para que realizassem os levantamentos necessários e os passassem a uma comissão encarregada para receber e analisar essas informações e prever onde poderiam acontecer ou não os acidentes naturais.

Se nos anos 30, no segundo Governo Vargas funcionaram os controles para evitar o reajuste abusivo de preços de remédios e alimentos, sob um comando forte, sem tantos inúteis ministérios, inclusive durante a Segunda Guerra Mundial, por que hoje não funcionaria mais um simples Comando de Prevenção de Crises?

Entendo que o Brasil cresceu, as encostas foram ocupadas de forma irregular pela falta de planejamento urbano e incompetência gerencial dos Estados e Municípios.  Mas gastar 10 milhões de reais para construir e equipar um Centro de Gerenciamento de Crises que não funciona para nada, já é demais! Passou de todos os limites e as crises são iguais, sempre as mesmas e continuam acontecendo a olhos vistos. Só não as vê quem é cego por ideologia, burrice ou cegueira mesmo! Desculpem-me...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário