quarta-feira, 7 de setembro de 2011

"ESQUERDA E DIREITA VOLVER"!



“...es­querda e di­reita são posi­ciona­mentos ide­ológicos em torno de ban­deiras e pro­gramas, en­quanto oposição e si­tu­ação são posições políticas con­jun­tu­rais, que se ex­pressam geral­mente em re­lação a um de­ter­mi­nado gov­erno...”. (Eron Bezerra – “Esquerda Volver”)

Diante da magistral definição dada pelo Secretário de Produção Rural do Amazonas, o ex-deputado do PcdoB, Eron Bezerra, fiquei elocubrando: quer dizer que o esquerdismo ideológico acabou e o direitismo, também? Acho que não! O que acabou mesmo foram os princípios de formação dos políticos que mudaram e que debandam para um lado e para outro, desde que fiquem sempre ao lado dos que governam, não importando suas bandeiras ou programas. O para alguns é o  poder pelo poder, não importando a trajetória política que tiveram no passado!

“...enquanto oposição e situação são posições políticas conjunturais que se expressam geralmente em relação a um determinado governo...” (idem)

Também acho que aqui há um outro equívoco. As “posições políticas conjunturais” fizeram apenas alguns políticos esquecerem suas origens, hábitos, manifestações e ideologias? Se perderam em originalidades em nome do poder? Mas nem todos pensam assim como o nobre secretário de Estado! Mas eu respeito! Afinal, os tempos mudaram...para pior, porque hoje não há mais críticas contra os que governam! Uma voz ou outra, em poucos momentos, se levanta para apontar um erro ou outro porque ainda tem ideologia e posicionamentos definidos e claros!

Hoje, as alianças políticas eleitorais não levam em conta programas porque se fosse assim, muitos políticos, em época de novas eleições, não passariam a apoiar abertamente candidatos que estão mais bem posicionados nas pesquisas.  Há muitos exemplos na Assembléia Legislativa do Amazonas e mais ainda na Câmara Municipal de Manaus.

O candidato vencedor geralmente chega ao poder e começa a governar com uma maioria. Depois, se cair nas pesquisas, tomar medidas impulares como ratos, os políticos começam a abandonar o navio antes que este naufraguem e todos morram afogados! Em fim de Governo, o governador que não concorrerá mais a nada, termina quase sempre sozinho!

Acredito que oposição ainda existe sim! E não tem nada a ver com programas de Governo e que direita ou esquerda não seja só uma figura de retórica, mas que ainda existe também. Não fosse assim, políticos da estirpe de um Félix Valois Coelho Júnior ainda estaria na política até hoje. Mas não a suportando, exatamente pela falta de uma ideologia, de um programa o os cumprimentos destes, políticos sérios do passado deixaram de concorrer a cargos eletivos! É uma pena!


Nenhum comentário:

Postar um comentário