quinta-feira, 8 de setembro de 2011

COMÉRCIO LIVRE DE DADOS CONFIDENCIAIS



Dados que deveriam ser pessoais e confidenciais são regularmente comercializados no mercado negro do submundo do crime. E o pior é que esses dados estão saíndo de alguma forma de dentro de órgãos públicos e bancários, que informam ter controle de segurança de até 99,99% de confiabilidade. Imagine se não tivesse essa confiabilidade toda, como seria?

Escrevi uma crônica dizendo que  Certidões de Nascimento e Óbitos eram vendidas no centro de São Paulo para quem desejasse comprá-los. Com esses documentos primários  conseguia-se Carteira de Identidade, CPF, créditos, burlando descaradamente  a Previdência Social, com indenizações, pensões e auxílios doenças, além de outros.

Constitucionalmente, temos o direito à inviolabilidade de correspondência. Mas o que dizer do uso de coisas que deveriam ser confidenciais, também, e tornaram-se público, agora? Por que não se põe no rol dos direitos e garantias constitucionais, com as exceções legais, a inviolabilidade de quaisquer dados fornecidos aos bancos, lojas, comércios e outros mais?

Piorou um pouco mais porque até dados de bancos, Previdência, Receita Federal e até Denatran, que deveriam ser estritamente confidenciais, estão sendo fornecidos no mercado negro por advogados desonestos e que já deveriam estar suspensos dos quadros  da Ordem dos Advogados do Brasil.

Confiar em quem? Em ninguém! Fornecer curriculuns e cópias de documentos para quem? Para ninguém, porque até estes são transformados em armadilhas!

Esse é o país da confiabilidade! O país dos escândalos! O país dos processos de corrupção! E ainda há quem diga que escrevo bobagens quando abordo esses assuntos!

Mais uma vez digo que não sei de quem é a culpa, mas que os casos estão ficando cada vez mais escabrosos, ah, isso estão. Enfim, se quisermos manter nossos nomes limpos e sem problemas futuros, não podemos mais nos aposentar, nem declarar Imposto de Renda, nem ter carro registrado em nossos nomes. Resumindo: não podemos ter nada em nossos nomes porque isso também poderá ser usado contra nós. É como diz a polícia ao prender alguém: “você tem direito a um advogado e, se não poder pagar, o Estado lhe fornecerá um de graça. Você tem o direito de permanecer calado e tudo o que disser será usado contra você no tribunal!”. A que ponto chegamos...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário