segunda-feira, 2 de maio de 2011

POR QUE BIN LADEN FOI EXECUTADO?


Osama Bin Laden está morto. Foi assassinado pelos Estados Unidos, depois de várias tentativas frustradas de sua captura pelo Exército americano, embora não possamos esquecer do que aconteceu há 10 anos passados, no dia 11 de setembro, nos Estados Unidos.
Os Estados Unidos, com a ajuda da inteligência do país, fez o que o ex-presidente Busch prometeu, mas não cumpriu. O mais estranho é que todos os países e todas as mídias estão enaltecendo esse assassinato! Mas agora é que passaremos a ter pequenos, mas permanentes atentados.
Tivesse Bin Laden sido preso como o foi o ditador iraquiano Saddan Hussein, seria submetido a um julgamento, mesmo que no final fosse condenado  à forca, como aconteceu no Iraque!
O mercado financeiro imediatamente ficou otimista, mas se diluiu em seguida porque a célula montada por Bin Laden é quase indestrutível,  pois uma  não sabe nada sobre a outra!
Não adianta prender uma só pessoa da El Quaeda, ou a Célula, porque não se conseguirá fazer com que eles falem, até porque eles não se conhecem!
Ao contrário do que a imprensa está noticiando, fez mais mal que bem o assassinato do terrorista! Ele merecia isso, com certeza, mas também merecia um julgamento, como o fizeram com o Saddam, que terminou na forca.
Discutem-se agora as falta de uma prova concreta, quem fez o exame de DNA ou quem fotografou o terrorista! Isso tudo não tem a menor importância, mas tenho uma resposta provável: tudo foi feito pelo próprio Exército. Também discutem porque o corpo não foi filmado e porque o ele foi jogado no mar!
No Iraque, encontraram Saddam dentro de um buraco, barbado, maltrapilho, nada parecendo com  os seus dias de glória e terror às minorias étnicas! No caso de Osama Bin Laden por que não fizeram o mesmo? Saddam foi julgado, sentenciado e enforcado por uma decisão de um Tribunal constituído só por americanos! O mesmo poderia ser feito no caso de Bin Laden! Por que isso não aconteceu?
Não estou fazendo a defesa do terrorista!
Recordo que certa vez entrevistei o jurista Carlos de Araújo Lima e lhe perguntei porque sempre defendia crimes bárbaros e recebi dele a resposta que nunca mais esqueci: “eu não defendo crimes bárbaros; mas somente o direito de o criminoso ter direito a um julgamento justo, por pior que tenha sido o crime!”.
É o que deveria ter ocorrido com Bin Laden, mas não ocorreu!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário