quinta-feira, 7 de abril de 2011

TRÂSITO, UMA CARNIFICINA!


                       
Uma verdadeira carnificina. É assim que posso definir o trânsito no Brasil. Motoristas mal preparados, imprudentes, drogados, bêbados, alguns sem CNH e a quase total falta de fiscalização em estradas estaduais, rodovias federais, além da corrupção confirmada dentro de algumas corporações da Polícia Rodoviária Federal e Militar!

Dos mais de 160 acidentes registrados diariamente hoje no Brasil, 31% são causados por motoristas imprudentes, irresponsáveis, muitas vezes conduzindo drogados ou bêbados, e 61% são causados por motociclistas que sempre têm pressa em efetuar uma entrega porque são cobrados, e costuram o trânsito congestionado das grandes capitais do país, sem contar que nesses 13 anos de vigência do Código de Trânsito Brasileiro, o mesmo se encontra falido face à total falta de fiscalização das autoridades competentes.

Aliado a tudo isso, ainda têm os juízes que liberam os motoristas, porque “nunca tiveram a intenção de matar”, embora muitos não tenham habilitação ou estejam bêbados na hora da prisão em flagrante. Mas como não se pode, constitucionalmente, produzir prova contra si próprios, muitos se recusam a fazer exame de sangue ou bafômetro. E só a palavra do policial não é suficiente na lavratura do flagrante porque o juiz arbitra uma fiança de pouco mais de R$ 300 reais e o acusado sai pela porta da frente das delegacias, afrontando aos familiares do que está  morto, e sujando o nome da Justiça.

A Lei 9.503, de 23 de setembro de 2007, no início de sua implantação, causou uma redução no número de acidentes de trânsito, é verdade. Com o relaxamento das fiscalizações, as brechas na lei, a questão da Constitucionalidade, a lei foi ficando no esquecimento e hoje poucos motoristas se preocupam com bafômetro. É lamentável!

Motoristas fazendo ultrapassagem em locais proibidos,  com duas faixas amarelas na pista, motociclistas cruzando o trânsito de um lado para outro porque são cobrados, a corrupção das policias Federal e Militar, já provadas e comprovadas, a falta de balança para pesagens de caminhões, estradas em péssimas condições, imprudências diárias, a falta de educação de muitos pedestres,  motoristas que não respeitam as faixas de pedestres, todos esses fatores contribuem para o aumento da escalada de acidentes de trânsito. Com tudo isso ainda, os juízes das Varas Especializadas em Trânsito, usando de um artifício previsto em lei de trânsito e um outro na própria Constituição, liberam os criminosos para continuarem matando nas ruas de nossas capitais brasileiras.

Assim, nunca existirá o motorista “legal no trânsito”, por mais que se gastem milhões em campanhas publicitárias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário