segunda-feira, 18 de abril de 2011

MAX WEBER, O CULPADO PELA CORRUPÇÃO PÚBLICA NO BRASIL!

Corrupções nas mais diferentes e importantes bases da administração pública estão deixando a Presidente Dilma Rousseff em uma tremenda roubada. De onde menos se espera se tem notícias de atos de corrupção: prefeituras municipais, Ibama, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, áreas de saúde, educação e várias outras. É uma lástima o que têm sido registrados todos os finais de semana, pelas emissoras de TVs.

E os administradores públicos só se limitam a confirmar toda a corrupção, porque não lhes restam alternativas.

Drogas, armas e automóveis roubados passam pelas nossas fronteiras livremente sem que haja um único posto da Polícia Rodoviária Federal para fiscalizá-los. Também temos tráficos de seres humanos descendo livremente em nossos Aeroportos.

Cadê nossas autoridades? Ou estão envolvidas com a corrupção ou nada fazem! E com isso, o governo da Presidente Dilma Rousseff vai afundando cada vez mais porque são órgãos ou que repassam recursos federais para os Estados e Municípios!

Como disse certa vez o padre Antônio Vieira, “senhor Deus dos desgraçados”, eu digo agora, “senhor Deus dos corruptos!” Se é que eles têm Deus dentro deles!

Marx Weber, quando propôs a teoria do controle de Estado através de um sistema burocrático, não pensou que essa mesma burocracia seria entendida como “burrocracia”.  Cruz credo!

Hoje, o Estado não anda pelo excesso de burocracia! Quanto mais burocrático, menos anda e mais favorece à corrupção! Mas não foi para isso que o teórico Max Weber propôs a criação e implantação do sistema. Foi para que o Estado tivesse apenas um controle sobre suas próprias atividades e não para que o Estado transformasse essa burocracia em um sistema para extorquir, desmoralizar, complicar, envergonhar e denegrir até aqui o bom governo da presidente Dilma Rousseff.

Na realidade, transformam essa “burocracia” em “burrocracia” um e culpam a culpam sempre a pelo não andamento das coisas do Estado excessivamente burocrático.

E vejam que não estou nem citando o Ministério Público! Esse eu ainda reputo como sério!

Mas, infelizmente o terei que citá-lo, pois há quase seis anos aguardo pelo menos o envio à Justiça para julgamento, onde começará tudo de novo, de um processo iniciado à época com a Dra. Cláudia Daou contra um determinado hospital em Manaus, mas até hoje isso não aconteceu, apesar da boa vontade da promotora. Sempre uma burocracia impedia o envio do processo: era a falta de um laudo da Vigilância Sanitária, atestando que o Hospital onde me submeti às cirurgias estava irregular. Diziam sempre que o laudo não havia sido enviado ao Ministério Público o Ministério Público alegava que o laudo não estava pronto e por isso não lhe havia sido enviado.

Já estou aposentado por invalidez há quase um ano e até hoje nada, nenhuma notícia tenho desse processo! Sempre culpa da burocracia!

Continuo com sequelas neurológicas! Mas escrever, coisa que faço há mais de 30 anos, ah, isso eu ainda posso fazer!

Esse é só mais um exemplo em causa própria do que afirmei no início de minha crônica! E a culpa toda é de Max Weber, que propôs o tal do sistema burocrático de Estado!



Um comentário:

  1. Carlos também me pergunto, onde estão as autoridades?! Talvez estejam tão ocupados em esconder as maracutais que somem... e quando precisamos deles é tanta "burrocracia" que ficamos literalmente com as mãos atadas por papéis, que Deus abençõe os de boa vontade... PARABÉNS POR SER UM DELES.

    ResponderExcluir