segunda-feira, 4 de abril de 2011

A FALTA DE CIDADANIA, É O MAL DO QUAL SOFRE O BRASIL


                “Corrupção” nas áreas da segurança pública, saúde, educação, enfim, em muitos setores vitais da administração pública, usadas como plataformas políticas por muitos candidatos antes das eleições, sempre ocorreram, inclusive no Governo Militar. A diferença é que antes a imprensa era censurada e hoje, felizmente, pode mostrar tudo, é livre!
                O que foi mostrado nos programas “Globo Repórter”, na sexta-feira e no “Domingo Espetacular”, no último domingo  jamais poderia ter se produzido na época do Governo Militar. Essa é a única diferença entre àquela época e hoje. Em ambas as épocas, contudo, era praticada a corrupção. Em menos escola; nas havia.
                 Eleitos usando de todos os artifícios escusos que podem e devem ser aceitas, mais com desconfiança pelos eleitores - quando a “esmola” é muito generosa, as promessas de melhorias nas éreas vitais da administração – saúde, educação e segurança –  devem ser sempre recebidas com desconfiança pelos eleitores! Não estou afirmando que todo administrador público é um potencial malversador de recursos públicos, mas é a minoria que se enquadra no perfil contrário ao que estou afirmando!
                Hospitais pagos e não concluídos, clínicas que só existem no papel, postos de saúde que nem existiam foram algumas das coisas comprovadas e mostradas nos dois programas, com os médicos – que não têm culpa disso, felizmente, tendo que fazer uma seleção natural de quem vai viver ou morrer,  à revelia de Charles Darwin!
                O que posso dizer? É um escândalo, uma vergonha,  para não afirmar outra coisa mais agressiva!
`              Depois, quem sofre mais é o eleitor que acreditou nas promessas de determinados candidatos, sempre usando o discurso do “prometo moralizar, humanizar e respeitar a administração pública e dá mais dignidade aos seres humanos”. Dá para roubar um pouquinho? Então me dá o meu primeiro e depois distribui o resto com meus secretários. É uma vergonha! Até na capital da República, Brasília! Quem diria!
                Hoje, o Brasil está carente de cidadania! De moral e de civismo! Coisas que as gerações que nos antecederam tiveram até de sobra!
                Seriam esses desmandos constatados em Brasília,  sobretudo na saúde, ainda faz parte do governo desastroso do ex-governador José Roberto Arruda, o mesmo que renunciou ao mandato quando foi acusado de violar o painel do senado? Acho que ainda é...
                A favor dos médicos só posso afirmar que eles trabalham muito, têm excessivas jornadas de trabalho, correm de um hospital para outro e ganham muito pouco. Mas isso não é razão nem motivo para fazerem “triagem” e serem Deus para definirem quem vai pode viver e quem é para morrer! As coisas que citei não justificam os fatos.
                E o pior de tudo é que os Conselhos Regionais de Medicina, excessivamente corporativistas e os Ministérios Público Estadual e Federal se omitem e precisam ser provocados pelas partes. Mas para isso não seja necessário, existem as Promotorias de Direitos Difusos!  Se alguém tomou alguma atitude, eu não  vi e nem percebi, mas pode ser que alguém, em alguma parte desse imenso Brasil, tenha agido em nome da coletividade em geral, em nome de algum Ministério Público! Mas não tenho certeza!

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário