sábado, 5 de março de 2011

OS DEZ DITADORES MAIS ANTIGOS NO MUNDO!





Que semelhanças existem entre: Muammar El-Kadaffi, da Libia; José Eduardo dos Santos, de Angola; Theodoro Obiang Nguema Mbasono, de Guiné Equatotorial; Robert Mugabe, do Zinbáue; Yeweri Museveni, de Uganda; Blaise Compaoré, de Burkina Faso; Omar Hassan El-Bashir, do Sudão e Islan Karimov, do Uszbequistão? Todos são ditadores e estão se perpetuando no poder! Isso em pleno século XXI!

Kaddafi, ditador na Líbia, há 42 anos no poder, o mais antigo, era membro das tropas revolucionárias que tomaram o país em 1969. Com a queda do governo deposto, assumiu o poder e nunca mais saiu, nem com os protestos contra ele.

José Eduardo dos Santos, de Angola, assumiu em 1961. Era um militante nacionalista. Ingressou no Movimento Popular de Libertação de Angola. Foi escolhido para estudar em Moscou, onde se estabilizou em problemas da indústria de petróleo. Foi eleito presidente em 1979 e ocupa o cargo deste então, portanto, há 32 anos.

Theodoro Obiang Nguema Mbassogo, da Guiné Equatorial, assumiu em 1979 através de um sangrento Golpe de Estado. Declarou que iria governar de forma diferente, sem medidas repressivas. No entanto, a Anistia Internacional acusa Mbassogo de tortura e violação dos direitos humanos.

O ditador Robert Mugabe, do pequeno e destruído país africamo Zimbábue, assumiu para combater uma grande crise econômica do país. Seu Governo é apenas o segundo da jovem nação africana na história do Zimbábue. Está há 31 anos no poder!

Yoxeri Mussevani, de Uganda, há 25 anos no poder, se envolveu na derrubada do outro ditador Idi Amim. Mudou a Constituição só para concentrar poder em suas mãos e sempre permitir que ele concorra sempre a um novo mandato. Com a força dos fuzis, baionetas e outras armas, ele sempre se elege pela coação. Está no poder a 25 anos!

Biaise Compaorê, de Burkina Faso, pequeno país O Burkina Faso (Burkina Fasso, Burquina Faso ou Burquina Fasso), antigo Alto Volta, é um país africano limitado a oeste e a norte pelo Mali, a leste pelo Níger, e a sul pelo Benin, pelo Togo, por Gana e pela Costa do Marfim. Sua capital é a cidade de Uagadugu. O país possui a pior taxa de alfabetização do mundo (23,6%). O ditador está no poder há 24 anos, depois de assassinar seu antecessor Thomas Sankara, em um Golpe de Estado. Desde então, pela coação, venceu todas as eleições a que disputou.

Omar Hassam Al-Bashir, é ditador do Sudão, há 22 anos. Ele é o único ditador procurado pela Corte Criminal Internacional por crimes de guerra e à humanidade. El Bashir também tomou o poder através de um Golpe de Estado e protagonizou a maior crise humanitária do mundo em Darfur, a capital. Mesmo assim, foi reeleito presidente do Sudão, com 68% dos votos. Foi o primeiro pleito realizado no país em 24 anos; mas marcadas por generalizadas acusações de fraudes. Mas o presidente Abel Aller, da Comissão Eleitoral, confirmou que a vitória de Al-Bashir foi eleito mesmo! Não se sabe como!

O último dos dez ditadores que há mais tempo permanece no poder, no mundo, é Islam Karinov, do Uzbequistão. Esse ditador acabou com os partidos de oposição e é temido por torturar presos políticos em suas cadeias. Foi reeleito três vezes por meio de referendos não reconhecidos pelos observadores internacionais. O Governo de Uzbequistão é conhecido pela forte repressão e ganhou fama depois de mandar ferver viva duas pessoas. Está no poder há 21 anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário