quinta-feira, 24 de março de 2011

CRIMES NA PM DO AMAZONAS


                   Dia 17 de agosto de 2010 houve um crime perpetrado por policiais militares. No dia 23 de março de 2011 o assunto se tornou de âmbito nacional. No dia 24 de março de 2011, os policiais da PM Wesley  Souza dos Santos, Rosivaldo de Souza Pereira, Marcus Teixeira de Souza Santos e o cabo Janderson Bezerra, foram presos.
                 A Corregedoria Geral  informou que os sete policiais envolvidos não possuem estabilidade funcional no problema já foram identificados, afastados das ruas e cumprem prisão administrativa.
                Mas o que se discute não é isso: é a barbaridade como o jovem de 14 anos foi baleado por esses marginais fardados. É um absurdo! Uma barbárie! Felizmente o jovem está vivo para contar sua versão se é que existe  outra versão para o que as câmeras mostraram em nível nacional.
                   O cabo que comandava a “operação”, Janderson Bezerra, se apresentou espontaneamente à Corregedoria. Para piorar ainda mais a imagem da Polícia Militar, o soldado do Batalhão Raio, Janderson Nunes Pereira foi preso em uma boca de fumo, comprando cocaína, fardado, usando uma moto da corporação.
                   Com a palavra o Governador Omar Aziz. E olhe que o governador prometeu em praça pública que era “possível fazer e nós vamos fazer” o policiamento comunitário! Embora saibamos que tais policiais façam parte de uma exceção, esperamos que, com esses acontecimentos, não passem a fazer parte da regra e encontremos mais bandidos dentro da Polícia Militar. 
                   Depois de toda a repercussão nacional que as imagens transmitiram, os moradores da rua onde o menor foi baleado declararam que “confiamos mais nos traficantes” do que na Polícia. É uma pena! Conheci e convivi com muitos policiais honestos e sérios quando trabalhei na quinta seção, como os hoje coronéis Siroh, Costa, carinhosamente chamado por mim de Costinha, hoje professor, Assante, Castelo Branco, Paulo Roberto Castelo Branco, enfim, uma infinidade deles. São, portanto, uma exceção os policiais marginais fardados, mas nem por isso devem receber tratamento diferenciado. As imagens foram revoltantes!
                   As imagens só vieram a público porque foram captadas pelas câmeras de um Supermercado no bairro Mutirão, em Manaus. Se não fosse por isso, nem haveria inquérito, processo ou repercussão nacional!
                   E um dos policiais envolvidos ainda teve a cara de pau de ir a uma Delegacia informar que o menor tinha sido atingindo em uma troca de tiros entre bandidos. E sempre essa a versão da Polícia quando quer acobertar crimes cometidos por policiais!
                   Um rapaz indefeso, sem fazer nada, só porque havia ido à casa da namorada e depois a uma lan hause, mesmo que ele não possuísse qualquer documento de identificação e com sua mãe presente pedindo pelo “amor de Deus” que não o matassem, mesmo assim o policial deu cinco tiros no coitado. E não venham agora dizer que o rapaz era traficante ou coisa do gênero, porque a obrigação da Polícia Militar era só conduzi-lo e apresentá-lo à autoridade policial.
                   Aliás, nunca entendi porque é papel da PM conduzir pessoas à Delegacia! A Polícia não é integrada? Por que existe uma Polícia para prender e conduzir à Delegacia e outra para instruir o processo, mandar para a Justiça, onde começa tudo de novo? Será que não se pode eliminar uma dessas etapas? Acho que sim; mas falta vontade política!
                   E o pior de tudo é que o comandante geral da PM, coronel Dan Câmara, segundo o Ministério Público, tinha conhecimento de tudo e nenhuma providência havia tomado.  Só depois que o fato foi noticiado pelas redes de TVs, mostrando as imagens é que ele tomou providências!
                   O Ministério Público prometeu abrir processo contra o comandante por prevaricação! Será que vai mesmo? Será apenas mais um processo! Contudo, confio plenamente no trabalho do procurador João Bosco de Sá Valente, que está cuidando desse caso!
                   Enquanto isso, o soldado André Luiz Castilhos Campos, supostamente o autor dos disparos no menor, que felizmente não morreu, continua foragido até agora!
                   Todos os militares, de qualquer arma, têm um Código Militar próprio e são julgados por uma Justiça Militar, formada só por militares, um juiz da Auditoria Militar, sem corpo de jurados! Isso tem que acabar! Se todos sã; iguais perante a Lei, por que os militares são diferentes perante a Lei?
                   Esse tipo de crime não deveria ter beneplácito da Lei Militar. Isso foi um crime covarde, banal, por motivo torpe e deveria ser julgado pela Justiça Comum, com corpo de Jurado! Mas infelizmente não é assim!
                    Deus me livre de PM! Prefiro os traficantes PMs, que são mais confiáveis, andam de moto, compram cocaína na boca de fumo! Esse é mais honesto que os outros porque ele tem peito e raça, mesmo que também para a bandidagem! Infelizmente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário