terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O PODER DA INTERNET NO MUNDO ÁRABE



                   O mundo árabe virou de ponta à cabeça depois que, usando só a internet, marcando reuniões e divulgando idéias, o povo conseguiu tirar do poder o ditador do Egito, depois de 30 anos. Foi como um jogo com pedras de dominó: agora monarquias tricentenárias também estão na mira dos manifestantes.
                 Em 1970, Muhammar el-Kadaffi ascendeu ao poder na Líbia, mediante golpe de estado, dando início ao regime totalitário que dura até os dias de hoje. Kadaffi será o próximo a ser deposto! Embora ele tenha dito que prefere morrer como mártir, a abandonar o poder. E ainda acolheu o terrorista que derrubou um avião sobre a Escócia.
                  A Líbia, dominada pelos romanos, invadida pelos árabes no século VII e, posteriormente, tomada pelos turcos otomanos, tornou-se Reino Unido da Líbia, sob o comando de um ditador que está no poder a 42 anos e diz que só sai morto como mártir, mas não abandona o poder.
                   A Construtora Queiroz Galvão, com mais de 150 brasileiros que trabalham na Líbia, está tentando tirar seus funcionários pelo mar. Outros países já conseguiram retirar seus compatriotas pela mesma rota.          
                  Para piorar ainda mais a vida do ditador, vários oficiais, ministros, pilotos de caça e embaixadores pediram exoneração. Só Kadaffi não percebe o que está acontecendo!
                   O Conselho de Segurança da ONU vem fazendo reunião informal para discutir o problema e só uma autoridade mandou um recado mais enérgico para Kadaffi: “se ele não parar de atacar o povo, que já controla uma boa parte do país, será aberto um processo contra ele por “crime contra a humanidade”. Com medo, Kadaffi mandou soltar presos políticos!
                  Não adianta a arrogância do pronunciamento de seu filho, à repressão, nem a ameaça de guerra civil!  O povo não aguenta mais ditaduras perpétuas! Daquelas que passam de pai para filho! Como havia até recentemente na África com Idi-Amim, Papa Doc e depois Baby Doc... Isso já não se admite mais no século XXI.
               Inicialmente, financiador de terroristas, seqüestros de aviões e tantas outras atrocidades Kadaffi, mesmo aliado dos Estados Unidos teve um míssel jogado em sua casa, matando uma pessoa de sua família.
                 Depois desse episódio, ele renunciou ao terrorismo, passou a apoiar os americanos, e mandou prender alguns poucos terroristas e fez seu teatro particular quando os jovens conseguiram derrubar o ditador do Egito.  Depois, estourou a revolta em Trípoli, a capital, e outras cidades próximas. Militares desertaram e pediram asilo porque se recusaram a lutar contra um povo que só quer mesmo a mudança!
                   Todo o mundo árabe, com muito petróleo, mas com um povo miserável, encontrou na internet a única ferramenta possível de combater as ditaduras. Vai ser um efeito cascata no mundo árabe, no Continente Africano.
                   Primeiro caiu o ditador do Egito, o próximo será o ditador Kadafi, que já está se “mumificando” em um poder que já perdura por 42 anos. E viva a liberdade da internet! Mesmo com a mídia toda censurada, mesmo com toda a ditadura que lá teima em existir, mesmo com a ameaça feita pela TV pelo seu filho,  Kadaffi  será o próximo a cair de seu pedestal!
                   A democracia paga seus preços, e não é um preço barato não. Mas é como dizem: é preferível as críticas da mídia,  que o silêncio sepulcral das ditaduras!
                   E viva a liberdade! E viva a Internet! E viva o povo que busca as mudanças!
                  Com medo de outras ações semelhantes, outros “ditadores”, fantasiados de o “Rei Nu”, que  desfilam pelas ruas cheios de pompas e glórias, mas com um povo miserável a sua volta, começaram a oferecer concessões  pensando que eles não serão os próximos a cair. Cairão todos, como se fossem parte do jogo de pedras de dominó!
                   Aprendi que para se conhecer o futuro, temos sempre que olhar para o passado! E o passado árabe não é referência para ninguém.
                   Kadaffi deu um golpe de estado contra um rei para tornar-se um ditador de quinta categoria! É uma pena!
                   Era melhor que o rei voltasse, assumisse o trono, mudasse a Constituição, instituísse um parlamento e governasse com um Primeiro Ministro!
                  Como a Inglaterra faz até hoje! Cadê que tem manifestações na Inglaterra? Por que as manifestações somente se concentram no mundo árabe? Por que todos eles são ditadores ou reais!
                   E viva a democracia!              

Nenhum comentário:

Postar um comentário